A busca pela perfeição pode ser uma faca de dois gumes para Holger Rune

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A busca pela perfeição pode ser uma faca de dois gumes para Holger Rune
Rune teve 12 meses agitados
Rune teve 12 meses agitados Reuters
O talento e a determinação de Holger Rune são inquestionáveis, o dinamarquês ainda é uma espécie de diamante em bruto a caminho da época de 2024, enquanto os outros jovens Carlos Alcaraz e Jannik Sinner já conseguiram chegar a títulos importantes.

O ténis masculino atual está a tentar encontrar os jovens talentos que vão assumir o comando depois de uma era dourada dominada por Novak Djokovic, Roger Federer e Rafa Nadal. Rune entrou na conversa ainda adolescente, em 2022, ao ganhar três títulos, incluindo o primeiro título do Masters em Paris, depois de derrotar quatro jogadores do top 10 e ultrapassar Djokovic na final.

Agora com 20 anos, Rune chegou a três quartos de final do Grand Slam, mas o seu antigo parceiro de treino, Alcaraz, já ganhou dois majors, enquanto Sinner ganhou o seu primeiro no Open da Austrália no mês passado.

Rune terminou a breve relação de treinador com Boris Becker, seis vezes vencedor de grandes torneios, após a sua derrota na segunda ronda com o wildcard francês Arthur Cazaux em Melbourne, dizendo que precisava de pessoas à sua volta que "tivessem a mesma visão e em quem eu pudesse confiar para atingir os meus objectivos".

O antigo jogador Jeff Greenwald, autor do livro The Best Tennis of Your Life e consultor de psicologia desportiva, afirmou que Rune pode estar a colocar demasiada pressão sobre si próprio.

"Rune teve um grande sucesso inicial e é talentoso, motivado e bom na defesa. Ele é perfeccionista, o que o ajuda esforçar-se", disse Greenwald à Reuters: "Mas eu questiono o nível de pressão que coloca sobre si mesmo, ao contrário de Alcaraz e Sinner, que parecem ser mais equilibrados e focados no desenvolvimento. Rune tem a crença e a motivação, mas o perfeccionismo pode ser uma faca de dois gumes."

O jogo de Rune em campo fez com que grandes nomes como Mats Wilander o apontassem como um futuro vencedor do Grand Slam, mas ele teve um 2023 irregular, perdendo finais em Roma e Monte Carlo, com único título vindo em um pequeno torneio de saibro em Munique.

Esta situação coincidiu com uma série de mudanças na sua equipa técnica, rompendo com o treinador de longa data, Lars Christensen, reatando com ele e trabalhando brevemente com Patrick Mouratoglou. Em outubro do ano passado, Becker juntou-se à sua equipa técnica e alcançou as ATP Finals pela primeira vez, antes de contratar o antigo treinador de Federer, Severin Luthi, em dezembro.

Ambos já se foram embora e o número sete do mundo dá a impressão de um homem à procura de uma bala mágica para transformar o enorme potencial num consistente número um mundial.

Patrick Cohn, da Flórida, que ensina técnicas psicológicas a atletas profissionais, acredita que as mudanças de treinador podem, na verdade, piorar as coisas para Rune.

"Eu notaria que deve ser um desafio para Rune mudar de treinador depois de estar com o mesmo treinador durante 15 anos", diz Cohn, acrescentando que a consistência do treino é um fator chave para o sucesso.

No entanto, Rune não é o único a não ser capaz de traduzir o seu potencial em sucesso no Grand Slam.

Os títulos principais também se revelaram inatingíveis para jogadores extremamente talentosos como Alexander Zverev e Stefanos Tsitsipas, que em tempos foram identificados como a próxima geração, mas que agora chegaram aos 20 anos sem ultrapassar o último obstáculo. Todos os grandes vencedores têm o seu próprio caminho para o topo e, com menos de um ano na adolescência, Rune tem muito tempo para planear o seu próprio caminho para o sucesso - embora possa estar relutante em esperar.

"Foi para isto que trabalhei toda a minha vida, por isso estou ansioso por o conseguir", disse ele antes do Open da Austrália: "Acredito sempre em mim quando estou em campo. Sinto que estou pronto. Se não acreditasse que estava, de certeza que não aconteceria."