A metamorfose de Galeno: bisou, assistiu e também falhou na goleada ao Famalicão (4-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A metamorfose de Galeno: bisou, assistiu e também falhou na goleada ao Famalicão (4-1)
A metamorfose de Galeno: bisou, assistiu e também falhou na goleada ao Famalicão (4-1)
A metamorfose de Galeno: bisou, assistiu e também falhou na goleada ao Famalicão (4-1)LUSA
O FC Porto venceu categoricamente o Famalicão por 4-1 com dois golos de Galeno, um de Taremi e outro de Otávio, enquanto Rui Fonte apontou o tento de honra dos famalicenses.

Toni Martínez reclamou a titularidade com um hat-trick diante do Arouca para a Taça de Portugal (4-0) e Sérgio Conceição não hesitou em lançá-lo no onze que, de resto, não apresentou surpresas.

Opções iniciais dos técnicos
Opções iniciais dos técnicosFlashscore

Por outro lado, depois da vitória no prolongamento em casa do Leixões (1-2), João Pedro Sousa, privado de Cádiz, expulso nessse jogo, retirou ainda Gustavo Sá e optou por Rui Fonte e Ivo Rodrigues.

À direita é que eles se entendem

Depois de um primeiro susto dado pelos famalicenses, num remate de Columbato por cima da trave, no minuto seguinte os dragões chegaram à vantagem e com a aposta de Conceição a trazer dividendos.

Bom trabalho de João Mário à direita, que passou para Toni Martínez, o espanhol entrou na área pela direita e cruzou rasteiro para a pequena área, onde apareceu Galeno ao segundo poste a encostar. 

As entradas fortes dos azuis e brancos já são uma imagem de marca e não ficariam por aqui. 10 minutos depois, João Mário e Otávio voltaram a combinar, o lateral subiu pela direita e cruzou para o remate de Uribe, travado por uma grande defesa de Luíz Júnior, mas, na recarga, Galeno estava outra vez no sítio certo para empurrar para o golo.

O encontro entrou numa fase menos interessante até que, aos 42 minutos, Galeno voltou a aparecer e a causar estragos. O extremo teve espaço à esquerda, conduziu até à área e soltou para o remate certeiro de Otávio à entrada da área, que apanhou Luiz Júnior em contrapé.

Sequência até ao golo de Otávio
Sequência até ao golo de OtávioLUSA/Opta by Stats Perform
Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Vira o disco e toca o mesmo

A segunda parte começou como acabou a primeira: com o FC Porto a marcar. João Mário já estava a fazer uma das melhores exibições desta época e, por via das dúvidas, quis demonstrar que a quebra de forma foi apenas temporária. 

Aos 48 minutos, teve espaço para armar um cruzamento perfeito que foi correspondido por um cabeceamento à ponta de lança de Taremi, junto ao poste esquerdo, que não deu hipóteses ao guarda-redes.

Na resposta, o Famalicão gelou o Dragão. Boa jogada pela esquerda - Iván Jaime criou muitos problemas à defesa portista -, culminada com um cruzamento de Francisco Moura que obrigou Diogo Costa a uma boa defesa com os pés e, na recarga, Rui Fonte no sítio certo cabeceou para golo.

Motivados pelo tento, os famalicenses ficaram perto de reduzir novamente com Iván Jaime a disparar para canto e, na marcação do mesmo, Ivo Rodrigues cabeceou para defesa de Diogo Costa. No seguimento, Taremi fez um chapéu monumental a Luíz Júnior, mas o golo foi anulado por mão do iraniano e, logo depois, foi a vez de Pablo ver o seu golo invalidado por fora de jogo.

Galeno marca, assiste e... falha

Aos 75 minutos, dois lances que espelham o descontrolo do brasileiro, capaz do melhor e do pior, mesmo numa das melhores exibições da temporada. No mesmo minuto, isolou-se perante Luiz Junior, só que tropeçou quando tentava a finta e, logo a seguir, colocou Pêpê na cara do guarda-redes, o recém-entrado devolveu de calcanhar e, com tudo para fazer o golo, Galeno atirou... ao lado.

Até ao apito final, o FC Porto somou meias oportunidades para dilatar o marcador, mas não conseguiu afinar a pontaria. Com este triunfo, os azuis e brancos mantêm-se no terceiro lugar, a um ponto do SC Braga, e a cinco do líder, Benfica.

Homem do jogo Flashscore: João Mário (FC Porto).

Os números explicam a escolha de João Mário como homem do jogo
Os números explicam a escolha de João Mário como homem do jogoAFP/Opta by Stats Perform
Classificação da Liga portuguesa
Classificação da Liga portuguesaFlashscore