Acabou o sonho: Portugal perde com a Suécia (30-32) e está fora do Mundial de andebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Acabou o sonho: Portugal perde com a Suécia (30-32) e está fora do Mundial de andebol

Francisco Costa em luta com um sueco
Francisco Costa em luta com um suecoLUSA
Os Heróis do Mar foram para o intervalo a vencer (14-13), mas acabaram por sucumbir na etapa complementar. Acabaram a Main Round com cinco pontos, atrás da Hungria, que se junta à Suécia, e da Islândia.

As contas eram fáceis de fazer antes do apito inicial. Com as vitórias de Islândia e Hungria, Portugal sabia que precisava apenas de um empate na última jornada do Grupo II da Main Round para um inédito apuramento para os quartos de final do Mundial de andebol. O obstáculo? A campeã europeia e vice mundial Suécia, a jogar perante 12 mil suecos em Gotemburgo.

Já apurada, a seleção nórdica fez alguma rotação e Palicka, o habitual titular da baliza, deu lugar a Appelgren. A diferença não era muita, a qualidade continuava lá, mas Portugal não se amedrontou.

As duas equipas entraram pouco eficientes e três minutos passaram sem golos – Wanne falhou um livre de sete metros – até que Erik Johansson inaugurou o marcador. Seguiu-se a resposta de António Areia, a mostrar acerto nos sete metros.

Com o jogo equilibrado, Portugal (que jogou 12 minutos em inferioridade numérica, enquanto os suecos não sofreram nenhuma exclusão) conseguiu uma vantagem de dois golos (6-4) e foi controlando na primeira parte até chegar ao intervalo a vencer por um de vantagem (14-13).

O segundo tempo trouxe uma mudança na baliza sueca, com a entrada de Thulin e o novo guardião fez a diferença com defesas que permitiram aos nórdicos dar a volta ao resultado a meio da etapa complementar. Uma fase de maior marasmo, por volta dos 40 minutos, permitiu à Suécia abrir uma diferença de quatro golos (22-18) que a Seleção Nacional não mais conseguiu fechar, pese embora os oito golos de António Areia.

Caiu assim o sonho dos Heróis do Mar em chegar aos quartos de final do Mundial pela primeira vez. A Suécia segue avassaladora (cinco vitórias em cinco jogos) e avança para os quartos de final, no primeiro lugar, em conjunto com a Hungria.

As contas finais do Grupo II da Main Round
As contas finais do Grupo II da Main RoundFlashscore