Análise: Quem é Yusi, o lateral esquerdo do Real Madrid chamado por Marrocos?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Quem é Yusi, o lateral esquerdo do Real Madrid chamado por Marrocos?

Yusi é uma parte importante do sistema de Álvaro Arbeloa no Real Madrid Sub-19.
Yusi é uma parte importante do sistema de Álvaro Arbeloa no Real Madrid Sub-19. Profimedia/Flashscore
O jogador dos sub-19 do Real Madrid faz parte do plano do treinador marroquino para injetar sangue novo na sua equipa. Marrocos vai disputar dois jogos particulares contra Angola (22/03) e Mauritânia (26/03). Mas quem é Youssef Enriquez Lekhedim, conhecido como "Yusi"? Vamos descobrir.

Acompanhe as incidências da partida

Em entrevista ao canal de televisão Arriyadia em fevereiro, Walid Regragui insistiu que no futuro queria apostar em jovens talentos para reforçar o plantel dos Leões do Atlas em várias posições. E isso já a partir da pausa internacional de março, que foi destacada a vermelho no calendário do treinador para começar a afinar os preparativos para as próximas eliminatórias.

Para além da escolha de Brahim Díaz - que causou grande agitação em Espanha - e de Eliesse Ben Seghir, um nome chamou a atenção de todos: o de Youssef Lekhedim, apelidado de Yusi. Nascido em Madrid a 7 de outubro de 2005, o lateral-esquerdo de 18 anos é um dos principais jogadores de Álvaro Arbeloa, treinador dos sub-19 do Real Madrid. No passado mês de dezembro, o clube merengue assinou um contrato com o jovem até 2028, quando este entrava no último ano do seu contrato.

A força de Arbeloa e o potencial de um futuro grande

Yusi pode ser marroquino e ter sido formado no Real Madrid, mas isso não faz dele o novo Achraf Hakimi de que muitos estão a falar. Sim, tal como o seu novo companheiro de seleção, nasceu e cresceu na capital espanhola. Também integrou a academia de sub-14 do clube espanhol aos 13 anos, em 2017-2018, depois de ter jogado em quatro clubes da região de Madrid: San Fernando (2012-2013), Rayo Vallecano (2013-2015), Moratalaz (2015-2016) e Getafe (2016-2017). Desde a sua chegada à Ciudad Real Madrid, o rapaz não faltou a um único escalão até à sua sexta época, altura em que já tinha idade suficiente para ir parar às mãos de Arbeloa.

O treinador espanhol chamou-o pela primeira vez na época 2022-2023, quando o jovem lateral ainda era apenas um jogador sub-18. Rapidamente o integrou na dinâmica da sua equipa e Yusi teve os seus primeiros minutos. Fez parte da equipa que conquistou a dobradinha nessa época, com a "Taça dos Campeões de Juvenil", o torneio que determina o campeão espanhol de sub-19, e a "Taça do Rei de Juvenil". Desde o verão passado, o marroquino é um dos principais jogadores da lenda merengue.

Por que é que ele não é uma cópia do jogador do Paris Saint-Germain? Simplesmente porque os dois jogadores têm um estilo de jogo completamente diferente, além de atuarem em posições distintas. Yusi tem um perfil bastante completo, ao contrário de Ashraf, que teve de aprimorar as suas habilidades defensivas ao longo do tempo. Potente e tecnicamente ágil, o jovem é uma força a ser reconhecida em todas as áreas. Hábil em espaços reduzidos, ele consegue levar a melhor sobre o adversário com uma finta, um gancho ou uma combinação com um companheiro de equipa, antes de criar uma situação para si mesmo. Por outro lado, o seu físico permite-lhe realizar os movimentos de vaivém exigidos a qualquer lateral moderno.

O seu pé esquerdo ultra-preciso permite-lhe efetuar vários cruzamentos bem trabalhados. Por último, no plano defensivo, no homem e no 1 contra 1, apresenta as qualidades de um bom defesa, com um bom sentido de antecipação, embora ainda precise de melhorar o seu posicionamento. De facto, Yusi mostra por vezes algumas lacunas em situações de inversão de jogo ou de bolas nas suas costas. Mas é apenas uma questão de estar mais atento e de ter mais experiência.

Segundo classificado do seu grupo no Campeonato de Espanha de Sub-19, atrás do Atlético, e eliminado da Youth League, o Real Madrid de Arbeloa não está a fazer a sua melhor época em termos de resultados. No entanto, para um jovem jogador, o facto de ser treinado por um homem que coloca o desenvolvimento dos seus rapazes à frente da procura de troféus não tem preço. O espanhol atribuiu a Yusi um papel importante no seu sistema, dada a importância dos laterais no seu sistema tático, que têm grandes responsabilidades. Têm de ser muito ofensivos, pois acabam muitas vezes por ser os laterais nas situações em que a bola é jogada.

O seu potencial, os seus bons desempenhos e o seu talento chamaram a atenção de Walid Regragui, que não hesitou em chamá-lo à equipa principal para lançar a operação "CAN em casa". Regragui esteve em Madrid em setembro passado para tentar convencer Brahim Diaz, que certamente aproveitou a oportunidade para conversar com o jovem de 17 anos. Trata-se de uma iniciativa rara por parte de um treinador, mas é uma óptima oportunidade para o jogador do Real Madrid ganhar experiência. Resta saber qual será o resultado, a partir das 22:00 de sexta-feira!

Pablo Gallego - Editor Sénior Flashscore França
Pablo Gallego - Editor Sénior Flashscore FrançaFlashcore