Federação Europeia de Andebol vai estabelecer novo recorde mundial com a final do Europeu no Bernabéu

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Federação Europeia de Andebol vai estabelecer novo recorde mundial com a final do Europeu no Bernabéu

Santiago Bernabéu pode receber a final do Europeu em 2028
Santiago Bernabéu pode receber a final do Europeu em 2028Profimedia
Enquanto 53.586 espectadores assistiram ao jogo de abertura do Campeonato da Europa entre a Alemanha e a Suíça, em Düsseldorf, em janeiro, o recorde mundial de maior número de espectadores num jogo de andebol está prestes a ser novamente batido se a EHF, a Federação Europeia de Andebol, conseguir concretizar em 2028 os planos de jogar a final do Campeonato da Europa no Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, com capacidade para 80.000 espectadores.

"Estamos atualmente a falar com Espanha sobre o fim de semana final em Madrid em 2028, onde gostaríamos de organizar a final no Bernabéu. Isso seria ainda maior". disse o presidente da EHF, Michael Wiederer, ao Sport Bild esta quarta-feira.

O Campeonato da Europa, daqui a quatro anos, está agendado para 13 a 30 de janeiro de 2028, em Espanha, Portugal e Suíça.

"O nome Bernabéu tem um certo significado. 2028 ainda está longe, mas estamos a trabalhar intensamente nesse sentido. Com as competências e a capacidade de organização adequadas, uma final poderia ser realizada lá", disse Michael Wiederer.

No Campeonato da Europa na Alemanha, o primeiro jogo do torneio teve lugar a 10 de janeiro perante 53.586 espectadores em Düsseldorf. Para que tal fosse possível, foram construídas bancadas adicionais, com capacidade para mais de 9.000 lugares.

Ao mesmo tempo, cerca de 250 altifalantes, 50 amplificadores, 500 luzes em movimento e 30 sistemas de laser garantiram uma experiência única de andebol, apesar de muitos dos espectadores não terem provavelmente a mesma vista que num pavilhão.

O recorde mundial de maior número de espectadores foi brevemente detido pela Dinamarca, quando 36.651 espectadores assistiram à final do Campeonato Dinamarquês de 2011, em Parken, entre o AG Copenhagen e o Bjerringbro-Silkeborg, antes de 44.189 espectadores terem assistido ao jogo da Bundesliga entre o Rhein-Neckar Löwen e o HSV Hamburg, em Frankfurt.