Andebol: Alemanha e França apresentam candidatura aos Mundiais de 2029 e 2031

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Andebol: Alemanha e França apresentam candidatura aos Mundiais de 2029 e 2031

O Campeonato Europeu de Andebol de 2024 na Alemanha foi um êxito total.
O Campeonato Europeu de Andebol de 2024 na Alemanha foi um êxito total.Profimedia
A Alemanha e a França apresentaram oficialmente as suas candidaturas para os Campeonatos do Mundo de Andebol de 2029 e 2031. Tal como confirmado pela Federação Alemã de Andebol, a DHB e a Federação Francesa de Andebol FFH apresentaram os documentos relevantes à Federação Internacional de Andebol IHF na sexta-feira. A decisão sobre a organização das duas finais será tomada em 16 de abril de 2024.

"Tanto do ponto de vista desportivo como organizacional, provámos que somos capazes de oferecer uma infraestrutura notável e profissional - incluindo os locais, hotéis e viagens", afirmaram os presidentes das duas associações, Andreas Michelmann (DHB) e Philippe Bana (FFH), num comunicado de imprensa. Ao mesmo tempo, os dois países conseguem "criar uma atmosfera única graças aos muitos adeptos entusiastas do andebol que participam nos torneios".

A França já acolheu finais do Campeonato do Mundo em 1970, 2001 e 2017, enquanto a Alemanha organizou o Campeonato do Mundo juntamente com a Dinamarca em 2007 e 2019. Além disso, os germânics, que em janeiro se tornaram o primeiro país a organizar uma fase final do Campeonato da Europa por si só, já garantiram a candidatura para o Campeonato do Mundo de 2027.

A DHB anunciou a sua intenção de se candidatar à organização de apenas um dos dois torneios no ano passado, no "Dia do Andebol", em Munique. Nessa altura, a Suíça ainda estava a ser considerada como a terceira nação no processo de candidatura. A Alemanha espera a concorrência, entre outros, da Arábia Saudita, que, tal como a Islândia (juntamente com a Dinamarca e a Noruega), manifestou o seu interesse em organizar uma das duas fases finais.

Depois do sucesso dos Campeonatos da Europa em casa, a DHB também quer continuar a atuar como anfitriã a nível europeu. Em outubro passado, a associação anunciou oficialmente o seu interesse em acolher as finais dos Campeonatos da Europa de 2030 e 2032. As propostas devem ser apresentadas até 1 de junho de 2024 e a decisão será tomada no final deste ano.