Croácia vence Marrocos com golos de antologia (2-1) e termina Mundial no terceiro lugar

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Croácia vence Marrocos com golos de antologia (2-1) e termina Mundial no terceiro lugar

Atualizado
A Croácia venceu Marrocos e terminou no pódio
A Croácia venceu Marrocos e terminou no pódioOpta by Stats perform
Na presumível despedida de Luka Modric dos Mundiais e da sua seleção, a Croácia marcou no início e no fim do primeiro tempo, através de uma bola parada e de um golaço, e venceu Marrocos pela margem mínima (2-1), conquistando a medalha de bronze. Depois de ter ficado com a prata na edição anterior, os croatas voltam a terminar no pódio, com a inédita e histórica prestação marroquina na melhor competição do mundo a culminar com o quarto lugar.

Recorde aqui as incidências do jogo

Croácia e Marrocos disputaram, durante a tarde deste sábado, a partida em que ninguém quer estar. Ainda assim, a prestação das duas seleções foi bem sucedida e alcançar a medalha de bronze seria sinal de um objetivo cumprido com distinção. Por um lado, a equipa europeia piorou o registo de 2018 - o seu melhor de sempre - e queria repetir o feito de 1998 e voltar ao terceiro lugar. Por outro, a equipa africana tornou-se na mais bem sucedida de sempre do continente e, terminar no pódio, coroava essa excelente prestação.

Conhecidas pelo seu estilo de jogo defensivo e bem definido, curiosamente a história de embates entre as duas seleções registava, antes deste duelo, um empate... de empates. Na fase de grupos deste Mundial, croatas e marroquinos empataram sem golos e, num amigável realizado em 1996, anularam-se a dois golos.

Face às meias-finais, Zlatko Dalic deixou no banco de suplentes Josip Juranovic, Dejan Lovren, Borna Sosa, Marcelo Brozovic e Mario Pasalic, mantendo a linha defensiva com quatro elementos, com Josip Stanisic a jogar na direita. Já Walid Regragui, que não pôde contar com o lesionado Noussair Mazraoui, deixou Romain Saiss, Azzedine Ounahi e Nayef Aguerd fora da equipa inicial.

Equipas iniciais
Equipas iniciaisFlashscore

A primeira oportunidade da partida pertenceu à Croácia, por intermédio de... Bono. O guarda-redes do Sevilha tentava colocar a bola num companheiro e quase fez um autogolo, dando canto para o adversário. Todavia, ao minuto sete, livre bem trabalhado pelos croatas, Modric simulou que ia bater, Majer cruzou e Perisic apareceu a servir Gvardiol que, no coração da área, apareceu a fazer o golo inaugural, tornando-se no jogador mais jovem a marcar pela Croácia em Mundiais.

Os marroquinos responderam praticamente de imediato... e pagaram da mesma moeda: a realizar a sua 50.ª internacionalização, Ziyech cobrou um livro para a área, Majer cabeceou para a sua baliza e Dari desviou para o fundo das redes. Os croatas assumiram o comando das operações e, aos 24 minutos, Modric recebeu a bola à entrada da área, bailou sobre o seu opositor e, de pé esquerdo, atirou cruzado para defesa a dois tempos de Bono.

Bono teve de se aplicar para impedir o segundo golo
Bono teve de se aplicar para impedir o segundo goloAFP

A partida entrou numa toada confusa, com Marrocos a anular a Croácia no corredor central e a aproveitar para chegar à área ofensiva. Ao minuto 30, En-Nesyri apareceu em posição perigosa, mas o cruzamento de Hakimi saiu com muita força e o avançado não conseguiu emendar. Pouco depois, Boufal apareceu na esquerda a rematar, Sutalo importunou-o e a bola saiu por cima.

Já na reta final do primeiro tempo, canto cobrado por Ziyech, En-Nesyri ganhou nas alturas, mas o desvio saiu ao lado. Aos 40 minutos, o médio do Chelsea driblou Modric e, de meia-distância, atirou ao lado do poste esquerdo da baliza de Livakovic. Contra a toada do jogo nesta altura, a seleção marroquina perdeu a bola em zona proibida, Livaja ficou com a bola e colocou na esquerda, em Orsic, que fez o segundo num remate em arco espetacular.

Depois de começar a partida a marcar e de ter aproveitado o maior fulgor ofensivo de Marrocos para desferir o segundo golo, na parte final do primeiro tempo, a Croácia chegou ao intervalo a vencer por 2-1 e estava, por esta altura, mais perto do bronze.

Ímpeto ofensivo das equipas durante o primeiro tempo
Ímpeto ofensivo das equipas durante o primeiro tempoOpta by Stats Perform

Ao intervalo, Regragui deixou Sabiri no balneário, fez entrar Ilias Chair e viu os croatas voltarem a criar a primeira ocasião de perigo: Orsic apareceu na área a desferir um remate forte, com a bola a embater nas malhas laterais. Já com Ounahi, Benoun e Zaroury em campo e Kramaric no banco, depois de ter saído em lágrimas, a equipa africana assumiu a posse de bola e apostou no ataque posicional.

Os problemas físicos começaram a afetar os jogos e o ritmo de jogo quebrou-se à entrada para os últimos 25 minutos. Os croatas assumiram o jogo defensivo e geriram o desenrolar do jogo. Ao minuto 74 a polémica tomou conta da partida, já que, Gvardiol foi tocado por Amrabat dentro da área croata e o árbitro deixou jogar. Depois, foi a vez de Hakimi protestar, mas nada foi marcado. Pelo meio, En-Nesyri apareceu na cara de Livakovic, mas o guarda-redes croata fez a mancha e negou-lhe o empate.

Livakovic impediu o empate
Livakovic impediu o empateAFP

A três minutos dos 90, Kovacic passou por Hakimi dentro da área e, de pé esquerdo, atirou ao lado da baliza de Bono. Até ao apito final de Abdulrahman Al Jassim, Ziyech tentou com mais um remate de longe e a bola saiu por cima, e a Croácia quebrou o ímpeto marroquina com a realização da última substituição. Em cima dos 96 minutos, En-Nesyri voltou a cabecear com perigo, mas o esférico saiu ligeiramente por cima da baliza.

Com este resultado, os croatas igualam a prestação de 1998 e terminam no terceiro lugar, depois de ter sido segundos na Rússia. Já os marroquinos fazem história e terminam num inédito quarto posto.

Estatísticas finais e destaques da partida
Estatísticas finais e destaques da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Josko Gvardiol (Croácia)

Estatísticas de Gvardiol
Estatísticas de GvardiolOpta by Stats Perform