Argentina x Austrália: Messi procura o primeiro golo na fase a eliminar

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Argentina x Austrália: Messi procura o primeiro golo na fase a eliminar
A Austrália está presente nos oitavos de final pela segunda vez
A Austrália está presente nos oitavos de final pela segunda vez
Opta by Stats Perform
Apesar da derrota por 2-1 contra a Arábia Saudita no jogo de abertura do grupo C no Campeonato do Mundo de Futebol, a Argentina voltou a estar no topo do grupo graças a vitórias clínicas por 2-0 sobre o México e a Polónia. Assim, a Argentina voltou a progredir para lá da fase de grupos do Campeonato do Mundo, tendo-o feito de forma impressionante em 13 das últimas 14 participações em Mundiais.

Esta é a fase em que ficaram aquém das expetativas em 2018, perdendo por 4-3 para a eventual campeã França, embora tendo ganho cada um dos seus quatro embates dos oitavos-de-final antes desse jogo, teremos que prever que vão conseguir fazer melhor este ano. Apesar de serem os favoritos, os bicampeões mundiais têm agora de lidar com a "seleção-surpresa" da Austrália, com a sua super-estrela Lionel Messi a recusar-se a subestimar a oposição, ao dizer que "qualquer um pode vencer qualquer um, tudo é muito equilibrado", uma vez que ele ambiciona uma medalha de campeão do mundo no que pode ser a sua última oportunidade de o fazer.

Depois de perder o jogo de abertura do Mundial por 4-1 para o vencedor do grupo D, a França, a Austrália causou uma enorme surpresa com vitórias por 1-0 sobre a Tunísia e a Dinamarca, apesar de ter sido "eliminada" por muitos logo na fase de grupos. Anteriormente, só chegaram aos oitavos-de-final uma vez, onde perderam por 1-0 para a campeã Itália em 2006, mas tendo agora ganho dois jogos num único torneio pela primeira vez, os Socceroos terão quase de certeza a moral em cima.

Ouça o relato áudio através do site e da aplicação
Flashscore

Apesar disso, não são favoritos aqui, ao enfrentarem uma seleção argentina que está 35 lugares à frente da Austrália no ranking da FIFA. Já jogaram contra os sul-americanos em seis ocasiões anteriores, tendo apenas vencido no primeiro jogo competitivo de sempre (E1, D4 desde então), embora tenham conseguido uma vitória surpreendente por 2-0 nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho do ano passado, apesar do torneio não ser reconhecido pela FIFA. Assim, este confronto do Campeonato do Mundo representará, sem dúvida, um desafio totalmente diferente.

Jogadores a observar: Sendo isto amplamente afirmado como a última oportunidade de conquistar um Campeonato do Mundo, Lionel Messi terá de jogar como nunca o fez antes, nunca tendo marcado nos oitavos-de-final de um Campeonato do Mundo. Entretanto, Mathew Leckie enviou a Austrália para a ronda a eliminar e vai querer voltar a mostrar a sua magia, com o seu país a vencer 11 dos 12 jogos em que marcou (E1).

Estatística: Apenas três equipas conseguiram marcar contra a Argentina nos últimos 18 jogos.

Curiosidade do Mundial: Há apenas oito estádios a serem utilizados no Catar para o Campeonato do Mundo de 2022, número mais baixo desde os seis utilizados na edição de 1978, organizada pela Argentina.