Arranca o Grande Prémio do Brasil, a penúltima corrida do Mundial de Fórmula 1: horários e datas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arranca o Grande Prémio do Brasil, a penúltima corrida do Mundial de Fórmula 1: horários e datas

Interlagos vai ser palco da penúltima prova de Fórmula 1
Interlagos vai ser palco da penúltima prova de Fórmula 1Profimedia
O Grande Circo prepara-se para as últimas duas corridas da temporada de Fórmula 1 de 2022. Com o Campeonato Mundial de Pilotos e Construtores decidido, o histórico circuito de Interlagos vai ditar onde todos os outros vão para a ronda final do ano. Em particular, o principal foco de interesse será o duelo pelo segundo lugar entre Sergio Pérez (RedBull) e Charles Leclerc (Ferrari) e, a nível de equipa, Alpine e McLaren pelo quarto lugar na classificação.

O ano 2022 está a chegar ao fim e, com ele, o Campeonato Mundial de Fórmula 1. Como em todas as épocas, um dos últimos Grandes Prémios é o Brasil, fixado no calendário desde a primeira edição em 1973. Só a pandemia da COVID-19 impediu a realização do principal competição de corridas do mundo em 2020 naquele país sul-americano.

O Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, mais conhecido pelo público como o circuito de Interlagos, será o local da penúltima prova. Com 15 curvas e 4,309 quilómetros, o piloto mais rápido a completar as 71 voltas (305,939 km) vencerá a corrida.

A luta pelo segundo lugar

Um imbatível Max Verstappen, que já tem o garantido o segundo Campeonato do Mundo consecutivo terá como objectivo continuar a bater recordes de vitórias e reivindicar o 15.º triunfo da época. Muito mais interessante é a luta a entrar para a história como o piloto que termino em segundo lugar em 2022, onde o companheiro de equipa do neerlandês Checo Pérez, com 280 pontos, tem uma ligeira vantagem sobre o monegasco Charles Leclerc da Ferrari, com 275. Além disso, Carlos Sainz procurará cortar pontos aos dois Mercedes se a fiabilidade do seu carro lhe permitir. O espanhol tem actualmente 212 pontos e está atrás de Lewis Hamilton (216 pontos) e George Russell (231). A equipa alemã está a ter um grande final de ano, pelo que não será uma tarefa fácil. Também não será fácil para Fernando Alonso, que está 11 pontos atrás do companheiro de equipa na Alpine, Esteban Ocon, mas os problemas contínuos com o desempenho do seu carro não auguram nada de bom para o espanhol, que já está a fazer contagem decrescente até tomar o volante do Aston Martin em 2023.

Quanto ao Campeonato Mundial de Construtores, a primeira posição da Red Bull é mais uma vez inacessível para o resto, pelo que a Ferrari tentará minimizar as suas habituais falhas de forma a manter o segundo lugar e proteger os 40 pontos de diferença da Mercedes (487-447). A outra batalha será novamente entre os McLarens e os Alpes, com os franceses no quarto lugar os britânicos sete pontos atrás (153-146)-

Sprint e Chuva

Pela sexta vez na história, será utilizado o controverso formato de corrida de sprint, que muitos gostam porque dá mais pontos aos pilotos, embora outros, como Verstappen, não estejam muito entusiasmados com este modelo. Por este motivo, a qualificação será antecipada para sexta-feira e as 24 voltas de sábado decidirão a ordem de partida para a corrida de domingo. A FIA já anunciou que este tipo de formato será repetido até seis Grands Prémios em 2023, pelo que os condutores terão de se habituar à nova situação. 

Como se não houvesse excitação suficiente, espera-se que um elemento externo lhe acrescente: a chuva. Não é a primeira vez que a corrida no Brasil apresenta o elemento líquido, e parece que desta vez não será diferente, uma vez que a previsão é de uma probabilidade de 60 por cento de quedas no circuito durante o fim-de-semana, o que tornará as mãos de cada piloto mais importantes do que o habitual.

Horários do Grande Prémio do Brasil

Treinos Livres 1: Sexta-feira 11 de Novembro às 15:30 horas.

Qualificação: Sexta-feira, 11 de Novembro às 19:00 horas

Treinos Livres 2: Sábado 12 de Novembro às 15:30 horas.

Corrida Sprint: Sábado 12 de Novembro às 19:30 horas.

Corrida: Domingo 13 de Novembro às 18:00 horas.