Atlético Mineiro e Botafogo vencem e disputam acesso à Libertadores na última jornada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Atlético Mineiro e Botafogo vencem e disputam acesso à Libertadores na última jornada

Keno e Eduardo Vargas foram os heróis do Atlético Mineiro frente ao Cuiabá
Keno e Eduardo Vargas foram os heróis do Atlético Mineiro frente ao CuiabáPedro Souza / Atlético
O factor casa pesou a favor de Atlético Mineiro e Botafogo, na 37.ª e penúltima jornada do campeonato brasileiro. Os dois conjuntos conseguiram vencer Cuiabá (3-0) e Santos (2-0), respetivamente, e procuram garantir uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores no próximo domingo, na derradeira jornada.

O Atlético Mineiro passou sem grandes dificuldades pelo Cuiabá, orientado pelo português António Oliveira, com uma vitória robusta (3-0), no Mineirão, com dois golos de Keno e um de Vargas. Já o Botafogo, no Engenhão, contou com dois golos do ex-Portimonense Lucas Fernandes e um do ex-FC Porto Tiquinho Soares para superar o Santos, também por 3-0.

Os mineiros voltaram para a sétima posição com 55 pontos, empatando com o Athletico Paranaense, que tem uma vitória a mais (primeiro critério de desempate). O Botafogo está em oitavo com 53, última das duas posições que garante o acesso à pré-eliminatória da Taça Libertadores. Os três conjuntos vão lutar pelo sexto lugar, e a última vaga de acesso direito ao maior torneio de clubes da América do Sul, na última ronda, separados apenas por dois pontos, com o Américo Mineiro (52 pontos) ainda a sonhar, já que também tem mais triunfos que o Atlético Mineiro (14) e os mesmos de Botafogo e Athletico Paranaense (15).

Galo com pressa de resolver a questão

No Mineirão, o Galo teve uma atuação mais consistente e segura, sem sofrer sustos, uma forma de também tentar fazer as pazes com as bancadas que não perdoam a época aquém das expectativas depois da conquista do título em 2021.

Reveja aqui as incidências da partida

Uma maior tranquilidade veio logo aos 4 minutos, quando Keno empurrou para dentro após cruzamento de Mariano. Com mais posse de bola e controlando melhor a partida, o Atlético Mineiro quis resolver a questão ainda antes do intervalo, com Keno e Vargas a combinarem num rápido contra-ataque para o avançado bisar, aos 45 minutos. Eduardo Vargas inscreveu, também, o nome na lista  de marcadores aos 56 minutos, aproveitando um ressalto e colocou um ponto final no jogo.

O 4-0 não chegou por pouco após grande jogada de Pavón, que furou a defesa adversária, mas não conseguiu ultrapassar o guarda-redes Walter. No domingo, o Galo precisa de um empate contra o Corinthians, fora de casa, para garantir as pré-eliminatórias da Libertadores. Se quiser um lugar direto na fase de grupos, o alvinegro precisa de pontuar e torcer pela derrota do Athletico Paranaense, que defronta o Botafogo em casa.

À espera de uma ajuda portuguesa na última jornada

A equipa de Luís Castro carimbou a segunda vitória consecutiva diante do Santos (3-0), com duas caras bem conhecidas do futebol português a fazerem a diferença – Lucas Fernandes (bisou aos 11 e 52 minutos) e Tiquinho Soares (71 minutos) marcou. O especial destaque vai para o primeiro golo do médio ex-Portimonense, um remate indefensável à entrada da área.

Com este resultado, o Botafogo precisa de vencer o Athletico Paranaense na última jornada e esperar que o Atlético Mineiro não vá além de um empate na visita ao Corinthians de Vítor Pereira. Uma conjugação de resultados que colocava a equipa carioca diretamente no sexto lugar e na Libertadores, uma época depois de ter conseguido a subida de divisão.

Reveja aqui as incidências do jogo

Luta pela manutenção

Apesar da derrota, o Cuiabá segue com boas hipóteses de se manter entre a elite do futebol brasileiro. A equipa do português António Oliveira está na 16.ª posição, com 38 pontos, e pode até perder na última jornada, com o Coritiba. A descida só acontece em caso de vitória do Atlético Goianiense frente ao América Mineiro, aliado a uma derrota do Cuiabá, sendo que o Dragão precisa de limpar um saldo negativo de saldo de seis golos.  

Já o Santos segue na 12ª posição e não pode subir na tabela na última jornada. O conjunto da Vila Belmiro pode perder até cair dois lugares, mas tem a certeza de que a Sul-Americana será uma realidade em 2023. Na rodada de despedida, o Peixe encara o Fortaleza em casa.