Morre Carmen Valero, dupla campeã do mundo e pioneira do atletismo espanhol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Morre Carmen Valero, dupla campeã do mundo e pioneira do atletismo espanhol

Carmen Valero durante uma sessão de treino em 1977
Carmen Valero durante uma sessão de treino em 1977Profimedia
A antiga atleta, campeã do mundo (corta-mato) em 1976 e 1977, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), tendo sido hospitalizada na semana passada.

A antiga atleta espanhola Carmen Valero (4 de outubro de 1955, Teruel, Espanha) faleceu aos 68 anos. A bicampeã mundial sofreu um acidente vascular cerebral que a deixou em coma durante vários dias nos cuidados intensivos.

"Carmen Valero deixou-nos. A nossa pioneira. A mulher que abriu o caminho. A mãe do nosso atletismo. A primeira atleta olímpica espanhola. Bicampeã mundial de corta-mato. A melhor atleta espanhola do século XX. Obrigado, Carmen, estaremos eternamente gratos a ti. Descansa em Paz", escreveu a Federação Espanhola de Atletismo nas suas redes sociais. 

Valero é considerada uma das pioneiras do atletismo espanhol: foi a primeira atleta espanhola de renome internacional. Ganhou dois títulos mundiais de cross-country. Participou nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976 (800m e 1500m). Em Espanha, também correu nos 3.000 e 5.000 metros, algo mais próximo do seu estatuto de corredora de longa distância.