Kipchoge e Kiptum, dois ases da maratona queniana, vão defrontar-se nos Jogos de Paris

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Kipchoge e Kiptum, dois ases da maratona queniana, vão defrontar-se nos Jogos de Paris
Eliud Kipchoge cruza a linha de chegada durante a corrida de maratona masculina em Tóquio 2020.
Eliud Kipchoge cruza a linha de chegada durante a corrida de maratona masculina em Tóquio 2020.AFP
O bicampeão olímpico de maratona Eliud Kipchoge (39 anos) e o recordista mundial Kelvin Kiptum (24 anos) foram nomeados na passada segunda-feira para a equipa provisória de maratona do Quénia para os Jogos Olímpicos de Paris do próximo ano.

A equipa feminina inclui a detentora do título olímpico Peres Jepchirchir (30 anos), a campeã da Maratona de Boston e de Nova Iorque Hellen Obiri (33 anos) e a antiga recordista mundial feminina Brigid Kosgei (29 anos).

Kipchoge tem como objetivo tornar-se o primeiro atleta a ganhar três medalhas de ouro na maratona olímpica, depois dos seus sucessos no Rio em 2016 e em Tóquio em 2021.

Kiptum, o atual campeão da maratona de Londres e Chicago, nunca competiu com Kipchoge, que superou a sua antiga marca na maratona com um tempo de 2:00.35 em Chicago, a 8 de outubro.

O diretor de competições do Athletics Kenya (AK), Paul Mutwii, disse que a lista provisória de 10 atletas, tanto na categoria masculina como na feminina, será reduzida em janeiro para apenas cinco atletas para os Jogos.

"A seleção da equipa baseia-se nas classificações mundiais e nos desempenhos dos atletas nas principais corridas de maratona deste ano. Também tivemos em conta a consistência, o antidoping, a disciplina, a força de vontade e a mentalidade e atitude de campeão dos atletas", afirmou Mutwii num comunicado de imprensa.

Equipa provisória queniana da maratona olímpica

Homens: Eliud Kipchoge, Kelvin Kiptum, Amos Kipruto, Geoffrey Kamworor, Vincent Kipkemoi Ngetich, Timothy Kiplagat, Bernard Koech, Cyprian Kotut, Titus Kipruto e Benson Kipruto

Mulheres: Peres Jepchirchir, Brigid Kosgei, Ruth Chepngetich, Rosemary Wanjiru, Hellen Obiri, Joycilline Jepkosgei, Sheila Chepkirui, Judith Korir, Seley Chepyego Kaptich e Sharon Lokedi.