Mundiais de Atletismo: Campeão olímpico Tentoglou ganha ouro no salto em comprimento no último salto

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundiais de Atletismo: Campeão olímpico Tentoglou ganha ouro no salto em comprimento no último salto

Tentoglou festeja depois de ganhar o ouro
Tentoglou festeja depois de ganhar o ouroReuters
O campeão olímpico Miltiadis Tentoglou (25 anos), da Grécia, conquistou o ouro no salto em comprimento nos Campeonatos do Mundo, esta quinta-feira, com um salto final de 8,52 metros que o colocou à frente do líder de sempre, Wayne Pinnock (22), da Jamaica.

Tentoglou não é estranho a estas situações, tendo conquistado o ouro olímpico com o seu último salto em Tóquio, depois de ter ficado fora das medalhas após cinco rondas.

Em Eugene, no ano passado, Tentoglou estava a liderar após cinco saltos, mas Wang Jianan, da China, apareceu do nada, conquistou o ouro e relegou o grego para a prata.

Tentoglou começou a final de quinta-feira com um grande salto de 8,50 m, o melhor da época, no seu primeiro salto, mas Pinnock igualou-o na segunda ronda.

Isso colocou Pinnock, que voou para um recorde mundial de 8,54 metros no seu primeiro salto nas eliminatórias de quarta-feira e um recorde pessoal de 17 centímetros, na liderança, depois de ter o melhor segundo salto por um centímetro.

Tentoglou a competir no salto em comprimento masculino
Tentoglou a competir no salto em comprimento masculinoReuters

No entanto, na ronda final, Tentoglou acertou na tábua na perfeição para se adiantar e Pinnock não conseguiu melhorar a sua última tentativa.

"Quando ele fez aquilo, nem queria acreditar, mas depois acreditei, porque sei do que ele é capaz", disse Pinnock.

"Eu sabia que ele era capaz, mas não sabia que o ia fazer, que o ia conseguir naquele momento. Mas não deixa de ser uma medalha de prata. É realmente um sonho tornado realidade. Ver pessoas como Tentoglou deu-me a motivação, enquanto jovem, para chegar ao topo. E agora estou lá, quase lá", acrescentou.

Tentoglou festeja ao lado de Pinnock, medalha de prata, e Gayle, medalha de bronze
Tentoglou festeja ao lado de Pinnock, medalha de prata, e Gayle, medalha de bronzeReuters

O jamaicano Tajay Gayle (27 anos) conquistou o bronze com o seu último salto de 8,27 m, igualando o compatriota Carey McLeod (25), mas superando-o na contagem decrescente.

McLeod teve a sorte de escapar a uma lesão, depois de ter escorregado na descolagem do seu terceiro salto, tendo feito uma espiral espetacular no ar e aterrado de cara no fosso.