Mundiais de Atletismo: Femke Bol conquista o tão esperado ouro nos 400 metros barreiras

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundiais de Atletismo: Femke Bol conquista o tão esperado ouro nos 400 metros barreiras

Femke Bol tinha sido um segundo mais rápida do que qualquer outra atleta esta época
Femke Bol tinha sido um segundo mais rápida do que qualquer outra atleta esta épocaReuters
A neerlandesa Femke Bol (23 anos) conquistou o seu primeiro ouro nos Campeonatos do Mundo nos 400 metros barreiras femininos, esta quinta-feira, deixando para trás o desgosto da estafeta da semana passada.

Femke Bol, segunda classificada nos Mundiais do ano passado e terceira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, esteve empatada com a americana Shamier Little até pouco antes da reta final, mas afastou-se enfaticamente para cruzar a linha de meta com uma vantagem de 51,70 segundos.

Foi uma vitória extremamente satisfatória para Bol, que estava em lágrimas depois de ter caído a metros da linha de meta quando corria para o ouro na estafeta mista de 4x400m na noite de abertura dos campeonatos.

Femke Bol comemora o seu triunfo
Femke Bol comemora o seu triunfoReuters

"Não foi fácil esquecer o que aconteceu nos últimos metros da estafeta, mas a minha equipa estava à minha volta e deixou-me à vontade", disse Bol, que cobriu os olhos de incredulidade depois de cruzar a linha de chegada esta quinta-feira.

"Os primeiros obstáculos foram rápidos e depois consegui imprimir o meu ritmo. Acho que tive os melhores primeiros 200 metros de sempre. Depois só precisava de terminar a corrida, o que consegui fazer facilmente", disse Bol sobre a sua estratégia.

Little ficou em segundo lugar, com 52,80 segundos, à frente de Rushell Clayton, da Jamaica, que ficou com o bronze, com 52,81.

"Sinto que o trabalho duro valeu a pena. Estou grata e feliz", disse Little.

"Tenho trabalhado muito para controlar os meus nervos. Por isso, chegar aqui com este barulho e não me deixar perturbar, e não deixar que o calor me afectasse, foi um feito. Estou realmente orgulhosa", acrescentou.

A medalhista de ouro Femke Bol comemora com a medalhista de prata Shamier Little
A medalhista de ouro Femke Bol comemora com a medalhista de prata Shamier LittleReuters

Bol tinha sido um segundo mais rápida do que qualquer outra atleta esta época, com um recorde pessoal de 51,45, e tinha vencido 28 das 30 provas que disputou no campeonato.

"Sabia que os 400 metros com barreiras seriam uma oportunidade para dar nas vistas e estava confiante. No geral, posso dizer que esta foi uma temporada muito boa", afirmou.