Ippei Mizuhara, de 39 anos, vai declarar-se culpado de uma acusação de fraude bancária e de uma acusação de subscrição de uma declaração fiscal falsa, informou o Departamento de Justiça num comunicado.
Os procuradores federais disseram que Mizuhara, um amigo de longa data e confidente de Ohtani, roubou milhões de euros da conta bancária do jogador japonês para financiar um "apetite insaciável" por jogos de azar.
Espera-se que Mizuhara se declare formalmente culpado nas próximas semanas, com uma acusação marcada para 14 de maio em Los Angeles.
"O âmbito do engano e do roubo deste arguido é enorme", afirmou o Procurador-Geral dos Estados Unidos, Martin Estrada, numa declaração na quarta-feira. "Ele aproveitou-se da sua posição de confiança para se aproveitar do Sr. Ohtani e alimentar um perigoso hábito de jogo".
Ohtani, atualmente a maior estrela do basebol, juntou-se aos Dodgers em dezembro passado com um acordo recorde de 700 milhões de dólares (650 milhões de euros), o contrato mais rico da história do desporto americano.
Tyler Hatcher, agente especial encarregado da unidade de investigação criminal do IRS, disse que a investigação revelou que Mizuhara "não só roubou o Sr. Ohtani, como também mentiu ao IRS sobre os seus rendimentos. O Sr. Mizuhara aproveitou a sua relação com o Sr. Ohtani para financiar a sua própria irresponsabilidade", afirmou num comunicado.