Mundial de basquetebol: Alemanha pôs fim ao conto de fadas da Letónia (81-79)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de basquetebol: Alemanha pôs fim ao conto de fadas da Letónia (81-79)

Daniel Theis pode regozijar-se.
Daniel Theis pode regozijar-se.FIBA
Os alemães precisaram de muito tempo para acabar com a resistência da Letónia e o seu esplêndido Campeonato do Mundo chegou ao fim. Os germânicos vão agora medir forças com os norte-americanos nas meias-finais de sexta-feira.

Grande sensação no seu primeiro Campeonato do Mundo, a Letónia chegou aos quartos de final após ter eliminado a França e depois a Espanha. Num jogo histórico, a equipa do Báltico enfrentou uma equipa cheia de confiança, a Alemanha, ainda invicta desde o início da competição.

Mas a Letónia foi destemida logo no início do jogo. Ainda munidos de uma enorme confiança, os letões atacaram com força desde o início, graças, nomeadamente, ao elusivo Davis Bertans ( 3 triplos no primeiro primeiro período), e rapidamente assumiram uma vantagem de 13-3, perante o olhar espantado do público. A Alemanha entrou nos eixos e voltou a marcar, mas continuava a perder por três pontos ao fim de dez minutos.

Mas os letões entraram em seca e perderam o seu toque mágico. A Alemanha aproveitou para voltar à frente, mas não conseguiu fazer a diferença, apesar de uma boa jogada de Andreas Obst. Ao intervalo, as duas equipas estavam empatadas, com os germânicos a liderarem por uma pequena margem (36-34), prometendo uma boa luta na segunda parte.

Reveja aqui as principais incidências da partida

E que luta foi essa. Um magnífico cruzamento no terceiro período simbolizado por um emocionante jogo entre Arthur Zagars e Franz Wagner. A tensão no campo era palpável, com as duas equipas conscientes de que tinham uma oportunidade única de chegar aos quartos de final. A 10 minutos do fim, a Alemanha liderava (62-59), mas sem quaisquer garantias.

Mas os companheiros de um Dennis Schröder totalmente apagado (4/26 em termos de lançamentos) começaram o último período com um devastador parcial de 8-0. A Letónia, por seu turno, lançou o desafio, reduziu a sua desvantagem, voltou a estar a dois pontos de distância a um minuto do fim e desencadeou um período de dinheiro louco.

Os letões defenderam a vantagem, impediram a Alemanha de marcar na sua última posse de bola e Davis Bertans fez um último lançamento heróico que, infelizmente, não entrou. Vitória por 81-79 para a Alemanha, que terá passado um mau bocado, mas que, 21 anos depois, estará de volta aos quartos de final. A equipa dos EUA foi avisada, os alemães estão prontos para a batalha.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore