Associação Chinesa de Basquetebol desqualifica duas equipas por suspeita de jogo combinado

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Associação Chinesa de Basquetebol desqualifica duas equipas por suspeita de jogo combinado
Shanghai Sharks e Jiangsu Dragons defrontaram-se nos oitavos de final do campeonato chinês de basquetebol
Shanghai Sharks e Jiangsu Dragons defrontaram-se nos oitavos de final do campeonato chinês de basquetebolSports China/Facebook
Os dois clubes foram desqualificados do atual campeonato pela Associação Chinesa de Basquetebol (CBA), na sequência de suspeitas de resultados combinados. Yao Ming, presidente do organismo que regula a modalidade no país, considerou tratar-se de "um fim de semana triste".

Os Shanghai Sharks conseguiram a reviravolta sobre os Jiangsu Dragons nos últimos dois minutos do jogo dos playoffs da CBA, na sexta-feira, num período em que os Dragons perderam a posse de bola várias vezes. 

Os Sharks, clube no qual Yao Ming, presidente da CBA e antigo All-Star da NBA, começou a sua carreira profissional, venceram por 108-104, avançando assim para os quartos de final da competição.

O jogo suscitou a ira dos adeptos de basquetebol nas redes sociais chinesas, com alegações de resultados combinados. A CBA anunciou no sábado que iria investigar o jogo e, já esta segunda-feira, sem utilizar o termo "resultados combinados", acusou as duas equipas de "jogo passivo" durante dois encontros recentes que as envolveram, de acordo com a emissora estatal chinesa CCTV.

Para além de ter desqualificado os clubes para o que falta da temporada, ambos viram os seus orçamentos reduzidos em cinco milhões de yuans (quase 660 mil euros). Os treinadores e diretores gerais receberam ainda penas de três a cinco anos de suspensão.

"Os dois clubes têm uma longa história... e as duas equipas conseguiram números marcantes", sublinhou Yao Ming num vídeo publicado pela China News Service, agência de notícias controlada pelo estado.  

"Quanto mais falamos sobre isso, mais dor sentimos", vincou o dirigente.