Do campeonato português para a NBA: Malik Bowman declara-se para o Draft

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Do campeonato português para a NBA: Malik Bowman declara-se para o Draft

Malik Bowman ao serviço do Lusitânia
Malik Bowman ao serviço do LusitâniaMário Picanço Ataíde/SC Lusitânia
O base de 19 anos passou a última temporada no Lusitânia dos Açores, cedido pelo Sporting. Agora vai tentar a entrada no principal campeonato de basquetebol do mundo.

Através das redes sociais, Malik Bowman anunciou que vai participar na edição de 2024 do Draft da NBA. "Gostaria de agradecer a Deus por me permitir a oportunidade de fazer o que amo desde os sete anos. “Quero também agradecer aos que me acompanham, incluindo família, treinadores e qualquer que me apoiou nesta jornada. Dito isso, decidi colocar o meu nome no Draft da NBA”, pode ler-se nas redes sociais.

Um caso que suscita curiosidade, já que Malik Bowman vai tentar a entrada no maior campeonato de basquetebol nacional vindo de Portugal. Contratado pelo Sporting no início da temporada, o base de 19 anos passou esta época cedido ao Lusitânia, onde teve médias de 11,7 pontos, 1,1 assistência e 5,1 ressaltos em 14 jogos.

Algo semelhante tentou Betinho Gomes. Então no Barreirense, o extremo atraiu a atenção de olheiros norte-americanos e declarou-se para o Draft de 2007. Contudo, depois de trabalhar com equipas como Boston Celtics, Portland Trail Blazers e Detroit Pistons, acabou por não ser escolhido e rumou ao basquetebol espanhol. Atualmente joga no Benfica.

Draft da NBA

Nascido em 1947, o Draft da NBA é uma porta de entrada para os jogadores no campeonato norte-americano. Consiste em duas rondas (desde 1986) em que as 30 equipas têm a oportunidade de escolher jogadores (até aos 22 anos têm de se declarar, a partir dos 22 anos todos os jogadores internacionais estão elegíveis).

Forma de equilibrar a liga, o Draft é ordenado de acordo com uma lotaria em que a equipa com o pior registo é que tem mais hipóteses de ficar no primeiro lugar e, por conseguinte, escolher o melhor jogador. Cada emblema tem direito a uma escolha por ronda, mas pode trocá-la com outros conjuntos.

Este ano acontece a 27 de junho de 2024. Entre as estrelas que vão estar a escolha está Bronny James, filho de LeBron James, o melhor marcador de sempre da NBA e atual jogador dos Los Angeles Lakers.