Grizzlies e Bucks respondem, Nuggets aumentam vantagem sobre os Timberwolves

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Grizzlies e Bucks respondem, Nuggets aumentam vantagem sobre os Timberwolves
Brooks e LeBron envolveram-se numa acesa troca de palavras
Brooks e LeBron envolveram-se numa acesa troca de palavrasProfimedia
Os Milwaukee Bucks e os Memphis Grizzlies igualaram as respetivas séries no playoff da NBA, com vitórias cruciais esta quarta-feira. Já os Denver Nuggets serviram-se de uma exibição brilhante de Jamal Murray, que somou 40 pontos, para ampliarem a vantagem sobre os Minnesota Timberwolves.

Os Milwaukee Bucks ultrapassaram a ausência de Giannis Antetokounmpo e venceram os Miami Heat por 138-122, igualando (1-1) a série da Conferência Este, que é jogada à melhor de sete encontros.

Nos playoffs da Conferência Oeste, os Memphis Grizzlies também superaram a perda de Ja Morant, garantindo uma vitória por 103-93 sobre os Los Angeles Lakers, de LeBron James.

A melhor prestação da noite chegou foi da autoria de Jamal Murray, que registou 40 pontos no triunfo dos Denver Nuggets, por 122-113, sobre os Minnesota Timberwolves. O franchise de Denver lidera agora a série por 2-0.

Este foi o mais recente marco no longo caminho de Murray após regressar de uma grave lesão no joelho. O basquetebolista de 26 anos falhou toda a temporada 2021/2022 na sequência de uma operação para reparar uma rotura dos ligamentos do joelho, em abril de 2021.

Os Nuggets pareciam estar a caminho da vitória depois de liderarem por 64-49 ao intervalo, antes de um terceiro período em que o emblema de Minnesota conseguiu 40 pontos, invertendo o resultado e passando a liderar por dois.

Mas Murray e Michael Porter Jr. combinaram 23 pontos no quarto período, selando assim a vitória dos de Denver.

"Foi uma exibição apaixonada e sincera", sublinhou o treinador dos Nuggets, Michael Malone, sobre a exibição de Murray."Pelo facto de ter perdido as duas últimas pós-temporadas, poder tê-lo de volta e a jogar a este nível... Jamal, no geral, foi fantástico".

Tendo contribuído ainda com três ressaltos e cinco assistências, Murray foi quase superado por Anthony Edwards, dos Timberwolves, que terminou com 41 pontos, dois ressaltos e quatro assistências.

Já no triunfo dos Grizzlies sobre os Lakers, Xavier Tillman marcou 22 pontos e fez 18 ressaltos.

Num duelo marcado pelas picardias, Anthony Davis sofreu um corte na pálpebra direita enquanto LeBron James entrou numa troca de "galhardetes" verbais com Dillon Brooks.

Os Grizzlies lideravam por 16 pontos ao intervalo, altura em que tinham vantagem de 59-44, enquanto os Lakers não conseguiam encontrar forma de aumentar a produtividade ofensiva.

Davis bloqueou cinco tentativas de lançamento no primeiro tempo, mas ligou-se apenas a uma das nove tentativas de lançamento. Acabou com 13 pontos, fruto de quatro conversões em 14 tentativas.

James liderou os marcadores, com 28 pontos, e o japonês Rui Hachimura acrescentou 20 para se tornar o primeiro jogador dos Lakers a marcar 20 pontos saindo o banco em jogos de playoff consecutivos desde Magic Johnson em 1996.

Mas, ao contrário do primeiro jogo, não houve ressurgimento tardio dos Lakers, tendo os Grizzlies sustido as investidas contrárias durante toda a segunda parte.

Jaren Jackson Jr., recentemente nomeado Jogador Defensivo do Ano da NBA, marcou 18 pontos, Desmond Bane acrescentou 17 e Brooks somou 12. Tyus Jones, que começou no lugar de Morant, acrescentou 10 pontos e oito assistências à contagem.

No final, Tillman sublinhou que os Grizzlies irão apresentar uma "mentalidade de guerreiro" no terceiro jogo da série, em Los Angeles, no sábado.

Sem Giannis, mas sem problemas

Os Milwaukee Bucks mal notaram a ausência de lesão da estrela grega Antetokounmpo ao baterem os Miami Heat para igualarem a sua série a um jogo.

Com o talismã ausente, após sofrer uma contusão na zona lombar na derrota de domingo, os Bucks mostraram-se equilibrados ofensivamente para dominarem a equipa de Miami.

Os de Milwaukee lideraram desde o início do primeiro quarto de jogo e nunca olharam para trás, tendo ficado fora de alcance depois de levarem a melhor no segundo período (45-27) para liderarem por impressionantes 81-55 ao intervalo. Depois, os comandados de Mike Budenholzer controlaram até final. 

Brook Lopez guiou o conjunto de Milwaukee com 25 pontos, enquanto Jrue Holiday acrescentou 24 pontos, num encontro em que sete jogadores dos Bucks terminaram com registo duplo nos seus números.

"Durante toda a temporada, jogadores que entraram e saíram do plantel, diferentes atletas têm vindo a desenvolver-se e a ter esses momentos", disse Bobby Portis, dos Bucks, que terminou com 13 pontos, 15 ressaltos e cinco assistências.

"Os playoffs têm tudo a ver com momentos, e temos rapazes capazes de ter esses momentos. Só temos de manter o ritmo", acrescentou.

Milwaukee conseguiu ser sempre perigoso desde fora do arco, convertendo 25 das 49 tentativas de três pontos para empatar o recorde dos playoffs da NBA a este nível.

Jimmy Butler liderou os marcadores de Miami com 25 pontos, enquanto Bam Adebayo terminou com 18.