Não foi só Wembanyama: lições importantes do draft de 2023 da NBA

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Não foi só Wembanyama: lições importantes do draft de 2023 da NBA

Victor Wembanyama começou oficialmente a sua aventura.
Victor Wembanyama começou oficialmente a sua aventura.AFP
Na madrugada desta sexta-feira, as franquias da NBA finalmente escolheram seus jogadores do futuro. Para além do caso de Victor Wembanyama houve dúvidas em relação a Miller Henderson e CamWhitmore.

Victor Wembanyama já é uma estrela

Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Há muito tempo que sabíamos que Wembanyama seria o número 1 do draft. Sabíamos desde maio e desde a Lotaria que ele iria para os Spurs. E, no entanto, enquanto o sorteio estava a decorrer em Brooklyn, o AT&T Center de San Antonio estava repleto de gente para ver as imagens da escolha oficial. Esta foi mais uma prova das expectativas criadas pelo gaulês, em torno do qual a história tem sido incrível. Mas isso não deve ser nada comparado ao que vai acontecer quando ele entrar em campo.

Brandon Miller - Scoot Henderson: uma escolha com comentários

Esta foi a principal emoção do draft. Quem é que os Hornets escolheriam? No final, e como tem sido frequentemente referido nas últimas semanas, foi Brandon Miller o escolhido. A direção da equipa de Charlotte, e em particular Michael Jordan, que em breve deixará o cargo, decidiram a seu favor.

É uma escolha que tem sido comentada e criticada, mas que se explica pelo facto de os Hornets não terem achado que conseguiriam fazer coabitar Scoot Henderson e LaMelo Ball, e pelo potencial final superior de Miller. Henderson foi para Portland, onde ainda havia muitos rumores de trocas para melhorar a equipa e rodear Damian Lillard. Não é a melhor maneira de começar uma longa carreira para nenhum deles.

Cam Whitmore, a queda vertiginosa

A outra escolha muito aguardada era a escolha númweo quatro dos Rockets. Amen Thompson ou Cam Whitmore? O primeiro foi selecionado e o segundo, muitas vezes anunciado como estando entre a 5.ª e a 6.ª posição, foi completamente ignorado pelos outros clubes. Havia rumores de que os seus treinos não eram propriamente impressionantes.

Mas também de um comportamento mediano, ou mesmo de problemas de saúde. Há sempre um jogador que fica de fora dos Mock Drafts, e Whitmore foi esse jogador. No final, foi selecionado em 20.º lugar pelos... Rockets, que assim conseguiram os seus dois principais alvos. É espantoso, se pensarmos bem.

Os gémeos Thompson impressionam

Dois irmãos gémeos escolhidos ao mesmo tempo não é muito comum. Mas dois gémeos escolhidos entre os cinco primeiros é algo inédito. Depois de Amar com os Rockets, foi Ausar Thompson que foi chamado para se juntar aos Pistons. Os irmãos impressionaram, Amen no ataque e Ausar na defesa. Na NBA Ready, é provável que sejam mais falados do que os irmãos Morris, que foram recrutados juntos em 2011.