NBA: A lotaria saiu aos Spurs, com Wembanyama a caminho de San Antonio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA: A lotaria saiu aos Spurs, com Wembanyama a caminho de San Antonio
Wembanyama vai jogar em San Antonio
Wembanyama vai jogar em San Antonio
AFP
A equipa do Texas conseguiu o primeiro lugar na lotaria do Draft. Depois de David Robinson e Tim Duncan, Victor Wembanyama prepara-se para ser a primeira escolha a rumar a San Antonio e trabalhar com o reputado Gregg Popovich.

Com a luta pelo título reduzida a quatro equipas – Lakers e Nuggets no Oeste, Heat e Celtics a Este – outra corrida ganhava atenção mediática na madrugada desta quarta-feira. Antes do primeiro jogo da final da Conferência Oeste, a NBA ia realizar a habitual lotaria do Draft – sorteio para decidir a ordem em que as 15 equipas com o pior registo da fase regular podem escolher jovens talentos vindos da universidade e do estrangeiro.

2023 terá um atrativo especial. Desde que um tal de LeBron James saiu do liceu de St. Vincent-St Mary, em Akron, em 2003, que não existia tanta expectativa por um jogador a entrar na NBA. Com 19 anos, o francês Victor Wembanyama – 2,2 metros, capacidade para lançar de fora do garrafão e dirigir o jogo como um base – é tido como uma força para tomar a liga de assalto e virar no imediato uma franquia de pernas para o ar.

Os sortudos foram os San Antonio Spurs. Com o segundo pior registo da fase regular (22 vitórias e 60 derrotas), a equipa do Texas aproveitou a queda dos Detroit Pistons – a equipa com pior registo – para quinto lugar e vai escolher pela terceira vez no primeiro lugar do Draft. Em 1987 escolheram David Robinson e 10 anos depois foi a vez de Tim Duncan, jogadores que se tornaram lendas com Gregg Popovich.

Quero ganhar um anel o mais rápido possível. Estejam prontos”, disse Wembanyama após a lotaria e o ter ficado a saber que vai para a equipa onde se distinguiram jogadores internacionais como o argentino Manu Ginobili ou o também francês Tony Parker.

Como é sorteada a ordem do draft?

A lotaria do Draft é um evento anual que começou em 1985 e que indica a ordem com que as equipas com pior resultado na fase regular da NBA vão ter direito a escolher jogadores que podem vir do basquetebol universitário ou das provas internacionais. Para estas quanto entram as 14 que não participam nos play-offs (10 eliminadas diretamente e quatro que vão cair no play-in).

A definição da ordem é, em todo semelhante, à escolha dos números da lotaria. São colocadas 14 bolas numeradas entre 1 e 14 numa tômbola que depois vai selecionar a combinação de quatro que dita a chave. Existe 1000 combinações possíveis, sendo que para as três equipas com piore registo na fase regular existem 140 combinações (cada) que as colocam no primeiro lugar do Draft.

Por exemplo, a equipa com melhor registo a ficar fora dos play-offs, que entra para a lotaria como o 14.º classificado, tem 0,5 por cento de hipóteses de chegar à primeira escolha, o que significa que só cinco combinações garantiam essa situação.