NBA: 14 pode ser o número da sorte

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA: 14 pode ser o número da sorte
Wembanyama é o grande prémio do Draft.
Wembanyama é o grande prémio do Draft.Wembanyama/Instagram
Para 10 equipas, a época acabou este domingo. Eliminados dos play-offs, existem 10 clubes que começam a pensar no futuro e num Draft que os especialistas consideram ter um talento geracional e em que 14 pode ser o número da sorte.

Longe dos holofotes da luta pelo título da NBA existe outra batalha que pode vir a definir o futuro de uma equipa durante a próxima década. Eliminadas dos play-offs, 10 equipas (cinco do Este e cinco do Oeste) começam agora a fazer contas ao dia 16 de maio e à lotaria que vai definir a ordem das 10 primeiras escolhas do Draft, porta de entrada para jovens atletas, universitários e internacionais, no campeonato de basquetebol dos Estados Unidos da América.

Este ano ganha especial relevância graças a Victor Wembanyama. Com 19 metros e 2,21 metros, o prodígio francês promete ser uma força dominante na NBA durante a próxima década e o tipo de jogador que pode virar de pernas para o ar o futuro de um franchise. Será, quase de certeza, a primeira escolha do Draft e existem três principais concorrentes a ficar com o bilhete dourado.

Detroit Pistons (17 vitórias – 65 derrotas), San Antonio Spurs (22-60) e Houston Rockets (22-60), as três piores equipas da fase regular da NBA ficaram com as mesmas hipóteses de ficarem com a primeira escolha do Draft: 14 por cento, um número que pode ser de sorte e que surge logo a seguir ao 13, que associamos ao azar.

Em seguida, surgem os Hornets (27-55) com 12,5 por cento e Portland Trail Blazers (33-49), com 10,5 por cento. São estas as cinco equipas que têm acima dos dois dígitos no que toca a possibilidade de ser a primeira escolher e ficar com Wembanyama.

Como é sorteada a ordem do draft?

A lotaria do Draft é um evento anual que começou em 1985 e que indica a ordem com que as equipas com pior resultado na fase regular da NBA vão ter direito a escolher jogadores que podem vir do basquetebol universitário ou das provas internacionais. Para estas quanto entram as 14 que não participam nos play-offs (10 eliminadas diretamente e quatro que vão cair no play-in).

A definição da ordem é, em todo semelhante, à escolha dos números da lotaria. São colocadas 14 bolas numeradas entre 1 e 14 numa tômbola que depois vai selecionar a combinação de quatro que dita a chave. Existe 1000 combinações possíveis, sendo que para as três equipas com piore registo na fase regular existem 140 combinações (cada) que as colocam no primeiro lugar do Draft.

Por exemplo, a equipa com melhor registo a ficar fora dos play-offs, que entra para a lotaria como o 14.º classificado, tem 0,5 por cento de hipóteses de chegar à primeira escolha, o que significa que só cinco combinações garantiam essa situação.