NBA: Antetokounmpo marca 64 pontos e bate novo recorde contra os Pacers

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Antetokounmpo marca 64 pontos e bate novo recorde contra os Pacers

Antetokounmpo, com os Bucks
Antetokounmpo, com os Bucks Profimedia
O grego Giannis Antetokounmpo marcou 64 pontos, recorde pessoal e da franquia, na quarta-feira, numa vitória sobre o Indiana Pacers que terminou com um incidente no vestiário por causa da posse da bola do jogo.

Milwaukee Bucks 140-126 Indiana Pacers

A vitória dos Bucks em casa foi a vingança pela derrota contra Indiana uma semana antes nas meias-finais do In-Season Tournament da NBA em Las Vegas, Nevada.

Antetokounmpo, duas vezes MVP da NBA, não precisou de acertar um único lançamento de três pontos para chegar aos 64 pontos, com um registo estratosférico de 20 lançamentos convertidos em 28 tentados e 24/32 da linha de lance livre, além de 14 ressaltos, três assistências e quatro roubos de bola.

O extremo superou o recorde de pontuação das suas 11 temporadas na liga (o anterior era 55 pontos contra os Wizards em janeiro de 2023) e também o de qualquer jogador na história dos Bucks, uma franquia vencedora de dois anéis (1971 e 2021) que já viu nomes como Kareem Abdul-Jabbar e Oscar Robertson vestirem a camisola.

O jogo também viu o base do Bucks, Damian Lillard (21 pontos), passar para o quinto lugar entre os lançadores de três pontos de todos os tempos, ultrapassando o já reformado Kyle Korver.

O jogo teve momentos de tensão que começaram a fervilhar no último período, quando Aaron Nesmith tentou impedir um cesto de Antetokounmpo atirando-o ao chão pelos ombros, dando início a uma rixa entre jogadores das duas equipas.

Os ânimos voltaram a exaltar-se no final do jogo. Um Antetokounmpo enfurecido começou uma discussão acesa com Tyrese Haliburton (22 pontos), estrela dos Pacers, e correu para o balneário, onde aparentemente se deu uma discussão feroz que envolveu jogadores e funcionários.

O treinador de Indiana, Rick Carlisle, disse depois que o incidente teve origem num mal-entendido sobre a bola do jogo, que os Pacers tinham levado para comemorar o facto de o estreante congolês Oscar Tshiebwe ter marcado o seu primeiro ponto na NBA.

"Não estávamos a pensar no recorde do Giannis, por isso levámos a bola e, alguns minutos depois, vários dos seus jogadores estavam no nosso corredor", explicou Carlisle: "Houve um grande tumulto, uma briga ou o que quer que fosse. Não creio que tenha havido murros, mas o nosso diretor-geral levou uma cotovelada nas costelas de um dos seus jogadores. É a terceira vez que jogamos contra eles nas últimas duas ou três semanas, por isso as coisas aquecem e eu compreendo isso. Mas para chegar ao corredor... não precisava de ter acontecido assim".

Antetokounmpo, por sua vez, disse que acabou por receber uma bola, mas questionou se era aquela com que o jogo foi disputado.

"Não me parece que seja a bola do jogo, parece uma bola nova", disse: "Vou levá-la e dá-la à minha mãe, mas não sei se é a do jogo. Foi muito infeliz. Nunca vi nada assim. Não se pode ir para outro campo e ficar com a bola. Dame (Lillard) tornou-se no quinto (melhor lançador de três pontos) de todos os tempos e eu fiz (mais de) 60."

San Antonio Spurs 119-122 Los Angeles Lakers

Sem LeBron James, os Los Angeles Lakers conseguiram uma vitória sobre os San Antonio Spurs de um brilhante Victor Wembanyama.

James, que faz 39 anos este mês, foi poupado devido a um desconforto na perna, depois de ter jogado 40 minutos na derrota de terça-feira frente aos Mavericks e de, na semana passada, ter conduzido os Lakers à vitória no In-Season Tournament.

O poste Anthony Davis assumiu as rédeas do jogo com 37 pontos e 10 ressaltos para Los Angeles, que dominou o jogo até uma reviravolta no final do quarto período pelo estreante francês Wembanyama, que fez 30 pontos, 13 ressaltos e seis desarmes de lançamento.

San Antonio, que tinha começado o último período a perder por 18 pontos, chegou a estar a um ponto de diferença (117-116), mas Wembanyama falhou um ponto crucial de três pontos que teria empatado o jogo a 11 segundos do fim.

As grandes exibições da primeira escolha do último draft não foram suficientes para impedir que os Spurs terminassem em último lugar na Conferência Oeste, com 18 derrotas consecutivas.

Outros resultados:

Detroit Pistons 111-129 Philadelphia 76ers

Washington Wizards 122-142 New Orleans Pelicans

Miami Heat 115-104 Charlotte Hornets 

Toronto Raptors 135-128 Atlanta Hawks

Houston Rockets 117-104 Memphis Grizzlies

Phoenix Suns 112-116 Brooklyn Nets

Utah Jazz 117-113 New York Knicks