NBA: Celtics arrasam Heat (118-84) e avançam, Mavericks em vantagem frente aos Clippers (93-123)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Celtics arrasam Heat (118-84) e avançam, Mavericks em vantagem frente aos Clippers (93-123)

Nikola Jovic (Miami Heat) acerta um lançamento contra Jaylen Brown (Boston Celtics)
Nikola Jovic (Miami Heat) acerta um lançamento contra Jaylen Brown (Boston Celtics)AFP
Os Boston Celtics esmagaram o Miami Heat por 118-84 para completar uma vitória enfática por 4-1 na série de quarta-feira e garantir o lugar na segunda ronda dos play-offs da NBA. Dallas Mavericks venceram em Los Angeles e estão a uma viória de seguir em frente.

Boston Celtics 118-84 Miami Heat

Os primeiros classificados da fase regular, que foram derrotados por Miami nas finais da Conferência Este do ano passado, vingaram essa derrota de forma espetacular com um triunfo enfático no TD Garden.

Jaylen Brown e Derrick White marcaram 25 pontos cada um para liderar o Boston, que mal notou a ausência do lesionado Kristaps Porzingis.

Os Celtics começaram a partida no primeiro período, marcando 41 pontos e abrindo uma vantagem de 18 pontos. Eles ampliaram a vantagem para 22 pontos no intervalo e mantiveram a pressão no terceiro período para liderar por 98-66 no último período.

O treinador do Boston, Joe Mazzulla, pôde dar-se ao luxo de descansar os seus jogadores da linha da frente para o quarto período, com o jogo efetivamente ganho contra uma equipa de Miami com vários problemas de lesão, nomeadamente Jimmy Butler e Jaime Jaquez Jr.

Mazzulla disse que os Celtics não estavam a pensar na derrota do ano passado para o Miami.

"Não me preocupo muito com o que aconteceu no ano passado", disse Mazzulla: "No final do dia, gostei da forma como abordámos a série, independentemente de quem estava a jogar. Houve intencionalidade, atenção aos detalhes e uma consistência física. E isso é o mais importante, independentemente de quem esteja a jogar. Amanhã acordamos e temos de fazer tudo de novo contra outra equipa."

Os Celtics avançam cheios de confiança depois de terem eliminado impiedosamente o Miami, oitavo classificado, em cinco jogos.

Os 25 pontos de White incluíram cinco triplos, enquanto Jayson Tatum somou 16 pontos, 12 ressaltos e três assistências. Sam Hauser somou 17 pontos, enquanto Jrue Holiday também alcançou dois dígitos com 10 pontos.

Boston vai agora enfrentar os Cleveland Cavaliers, quarto classificado, ou Orlando, quinto classificado, nas meias-finais da Conferência de Este. Cleveland lidera essa série por 3 a 2.

Los Angeles Clippers 93-123 Dallas Mavericks

No outro jogo da madrugada de quinta-feira, Luka Doncic marcou 35 pontos e os Dallas Mavericks derrotaram os Los Angeles Clippers fora de casa, para assumir a liderança da série por 3-2. A margem de 30 pontos foi a maior derrota de sempre dos Clippers nos play-offs da NBA.

Dallas, que pode conquistar a série com uma vitória no Jogo 6 no Texas, na sexta-feira, afastou-se no final da primeira parte, abrindo uma vantagem de 56-46 ao intervalo. O conjunto ampliou a vantagem para 20 pontos depois de superar o Los Angeles por 33-23 no terceiro período e consolidou-se  no quarto período para abrir uma vantagem de 32 pontos em determinado momento.

Doncic terminou com 35 pontos, 10 assistências e sete ressaltos, enquanto Maxi Kleber acrescentou 15 do banco. Kyrie Irving teve uma noite relativamente tranquila, com 14 pontos.

"Nos play-offs, não importa se ganhamos por um ponto ou por 50 pontos, mas não deixa de ser uma boa vitória", disse Doncic: "Mas o trabalho ainda não está feito. Temos de ganhar mais uma. Vamos preparar-nos para o próximo jogo."

Os Clippers ficaram a lamber as feridas depois de uma derrota humilhante que viu o seu ataque fazer apenas nove de 35 tentativas de três pontos e 33 de 87 em termos de lançamentos.

Paul George e Ivica Zubac lideraram o marcador com uns escassos 15 pontos cada, enquanto James Harden somou apenas sete pontos e Russell Westbrook seis, vindos do banco.

"Não fizemos o nosso melhor jogo, compreendemos isso coletivamente. Vamos melhorar para o jogo 6", disse o treinador dos Clippers, Tyronn Lue: "No geral, não fomos bons em ambos os lados do campo e tivemos um dia mau."

Quando lhe perguntaram a que atribuía o mau desempenho de Harden, Lue respondeu: "Ao facto de ser humano. Ele pode ter um jogo mau".