NBA: Celtics vencem os Nets, Embiid lidera o Sixers  e LeBron sensacional nos Lakers

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Celtics vencem os Nets, Embiid lidera o Sixers e LeBron sensacional nos Lakers

Jayson Tatum faz um afundanço contra o Nets
Jayson Tatum faz um afundanço contra o NetsAFP
Jaylen Brown marcou 28 pontos e Jayson Tatum somou 23, com o Boston Celtics a vencer o Brooklyn por 121-107 na sexta-feira, quebrando uma derrapagem de dois jogos na NBA, ao mesmo tempo que experimentava pela primeira vez o novo torneio da época.

Atingido por duas derrotas consecutivas, os Celtics entraram forte e chegaram a liderar por 17 pontos no primeiro tempo, com a pontaria afinada da linha de três pontos (12 concretizados). Brooklyn reduziu a desvantagem para nove pontos no quarto período, mas Boston, com uma boa contribuição do banco, conseguiu a vitória por 121-107.

Tatum estava muito feliz por voltar a somar um triunfo: "É uma longa temporada. Queremos ganhar todos, mas isso é improvável. O que importa é como reagimos aos obstáculos. E acho que fizemos isso em grande estilo esta noite."

O líder dos Celtics reforçou que a vitória foi mais importante do que começar com o pé direito no novo torneio, In-Season Tournament, que terá oito equipas a sair da fase de grupos para os oitavos de final, culminando com uma partida pelo título em 9 de dezembro em Las Vegas.

Todos os jogos do torneio, exceto a final, contam para a classificação da época regular.

"Sim, seria bom ganhar (o In-Season Tournament), mas o mais importante é que foi bom voltar à coluna das vitórias. Perdemos duas seguidas, por isso era importante voltar a casa e conseguir uma vitória."

As coisas foram mais difíceis para a Philadelphia, mas Joel Embiid marcou 33 pontos e Tyrese Maxey acrescentou 29 para levar os 76ers a recuperar de um défice de 16 pontos para uma vitória (114-106) sobre os Pistons em Detroit.

O jogador mais valioso da última época na NBA, Embiid, acrescentou 16 ressaltos para os Sixers, que superaram um início lento para vencer o sétimo jogo consecutivo e entregar ao Pistons a sétima derrota consecutiva.

O ex-Piston Tobias Harris somou 24 pontos e De'Anthony Melton fez 10, enquanto os titulares marcaram 104 pontos para Philadelphia.

O Detroit liderava por 16 pontos a meio do segundo período, mas os forasteiros reduziram a vantagem para oito pontos ao intervalo. Os 35 pontos do 76ers no terceiro período - 16 deles marcados por Embiid - levaram a equipa a assumir a liderança do marcador, que não mais largou.

Noutros jogos da madrugada, o prodígio de San Antonio, Victor Wembanyama, marcou 29 pontos, nove ressaltos, quatro assistências e quatro desarmes de lançamentos, mas não conseguiu vencer um duelo de postes franceses, com os Spurs a perderem para os Minnesota Timberwolves de Rudy Gobert por 117-110.

Karl-Anthony Towns marcou 29 pontos e apanhou 12 ressaltos para o Minnesota, que conquistou a quinta vitória consecutiva. Anthony Edwards somou 28 pontos e Gobert teve 11 pontos e 10 ressaltos.

Em Dallas, os Mavericks marcaram 47 pontos no segundo período e assumiram o controlo da partida, vencendo os Los Angeles Clippers por 144-126.

Luka Doncic marcou 44 pontos em 17 de 21 lançamentos de campo e Kyrie Irving acrescentou 27 para os Mavs, que melhoraram para 1-1 no In-Season Tournament e para 7-2 na temporada regular.

Doncic contra Harden
Doncic contra HardenAFP

Kawhi Leonard liderou os Clippers com 26 pontos. James Harden marcou todos os seus 14 pontos no primeiro período e os Clippers perderam o quarto jogo consecutivo - o terceiro com Harden na equipa depois de ter sido trocado por Philadelphia.

Por outro lado, LeBron James recuperou de uma lesão para marcar 32 pontos e liderar a vitória (122-119) dos Los Angeles Lakers sobre os Phoenix Suns, na sua primeira participação no novo torneio da NBA.

Depois de uma pancada na parte inferior da perna esquerda o ter feito coxear por breves instantes no primeiro período, a superestrela de 38 anos de idade recuperou e teve outro desempenho que desafiou a idade, ajudando os Lakers a quebrar uma série de três derrotas consecutivas. Acertou 11 de 17 lançamentos, incluindo três em quatro de três pontos. Acrescentou 11 ressaltos e seis assistências.

LeBron James renasceu
LeBron James renasceuAFP

James ficou satisfeito não só com a primeira vitória fora de casa na nova época, mas também com a vitória no primeiro jogo dos Lakers no novo torneio - uma competição ao estilo da Taça que o comissário Adam Silver espera que desperte os instintos competitivos dos jogadores e dê mais interesse aos jogos do início da época, com a promessa de um troféu e de um prémio em dinheiro.

"A sensação é óptima, porque é uma vitória num torneio da época e vamos aproveitá-la", disse James à ESPN após o jogo: "Vamos aceitar isso de certeza. Ouviram dizer que estão em jogo 500 000 (dólares), por isso vamos tentar. Vamos tentar".

Kevin Durant marcou 38 pontos para os Suns, que chegaram a liderar por 14 e ao intervalo venciam por 63-55. Foi o layup de Austin Reaves, a 9:45 minutos do fim do jogo, deu aos Lakers a primeira vantagem desde o primeiro período. Foi parte de uma sequência de 14-0 dos Lakers, e o Los Angeles conseguiu manter a vantagem até ao final.

"Acho que finalmente nos fartámos de ser eliminados", disse James sobre a melhora do Lakers na luta pelas tabelas : "Mantivemos os corpos na frente dos corpos. Finalmente começamos a acertar nossos lançamentos de três pontos e isso definitivamente ajudou a voltar ao jogo".

Outros resultados da NBA:

Washington Wizards 117-124 Charlotte HornetsMemphis Grizzlies 121-127 Utah JazzHostoun Rockets 104-101 New Orleans PelicansSacramento Kings 105-98 Oklahoma City Thunder