Mais

NBA: Conley sem falhas vai ajudando os Timberwolves

É difícil tirar a bola de Mike Conley neste momento.
É difícil tirar a bola de Mike Conley neste momento. David Berding/Getty Images North America/Getty Images via AFP

Enquanto os Minnesota Timberwolves estão a ter um excelente início de época, o base da equipa, Mike Conley, também está numa maré de sorte. Desde o primeiro minuto da temporada, o americano de 36 anos não cometeu um único erro, mas foi responsável por uma boa quantidade de assistências e pontos.

Os erros fazem parte do basquetebol, especialmente para os jogadores que têm frequentemente a bola nas mãos e têm de criar a jogada para a sua equipa. Basta perguntar a superestrelas como Luka Dončić, Giannis Antetokounmpo, Kevin Durant e LeBron James, que estão entre os jogadores com mais turnovers até agora nesta temporada.

Por isso, é uma série notável a que o veterano base dos Minnesota Timberwolves, Mike Conley, está a atravessar atualmente. O americano de 36 anos já jogou mais de três horas seguidas de basquetebol sem cometer um único erro.

Aos 43 segundos do primeiro jogo da época, Conley cometeu o primeiro turnover quando tentou passar a bola a Anthony Edwards e, em vez disso, atirou pela linha lateral.

Mas, desde então, o veterano armador não cometeu mais nenhuma erro, 199 minutos de basquetebol - cerca de três horas e 20 minutos - em sete jogos de alto nível sem nenhuma falha. Essa é a realidade de Conley, de 36 anos, neste momento.

E não é que o veterano jogador não esteja a contribuir, porque o base, que está na 17.ª temporada na NBA, já leva 30 assistências e marcou 75 pontos com mais de 50% de lançamentos concretizados no mesmo período.

As 30 assistências também significam que Conley tem atualmente uma relação de 30 assistências/perdas de bola, o que é único na NBA nesta temporada. O segundo melhor é o ícone de Golden State, Chris Paul, de 38 anos, com 66 assistências e sete perdas de bola, o que o coloca em torno de 9,5. 

O nível consistente de Conley também contribuiu para um grande início de temporada para o Minnesota Timberwolves, que teve um mau começo na já mencionada abertura da temporada, com uma derrota fora de casa para os Toronto Raptors.

Desde então, porém, foram cinco vitórias em seis jogos para Conley e companhia. Com cinco vitórias e duas derrotas nos primeiros sete jogos, este é o melhor início de época da equipa de Minneapolis desde 2014, quando se estreou com um registo de 5-2.

Com esta excelente percentagem de vitórias, os Timberwolves estão também atualmente no terceiro lugar da Conferência Oeste, atrás apenas dos Dallas Mavericks e dos campeões Denver Nuggets, cuja única derrota aconteceu com o conjunto de Minnesota.