NBA: Rei LeBron decide clássico de Los Angeles, Campeão sofre a primeira derrota

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Rei LeBron decide clássico de Los Angeles, Campeão sofre a primeira derrota

LeBron James voltou a estar em destaque
LeBron James voltou a estar em destaqueAFP
Aos 38 anos, o extremo continua a ser uma força dominante e garantiu a vitória dos Lakers no prolongamento. Os campeões da NBA perderam pela primeira vez na visita aos Timberwolves.

Los Angeles Lakers 130-125 Los Angeles Clippers (após prolongamento)

Noite de dérbi na Cidade dos Anjos e com uma afirmação importante para os Lakers. O mais bem-sucedido de entre os vizinhos (17 títulos da NBA) estava num jejum de 11 jogos sem vencer os rivais em casa (desde o Natal de 2016), a que juntava o facto de somar derrotas desde julho de 2020.

A tarefa parecia complicada, com os Lakers reduzidos a uma rotação de oito jogadores devido a algumas lesões. E os Clippers pareciam determinados a manter o domínio sobre a cidade quando Paul George (35 pontos, com seis triplos em nove tentados) converteu três lances livres para mandar o jogo para prolongamento (117-117).

E numa noite em que as estrelas dos Clippers disseram todas presente (Leonard terminou com 38 pontos, Westbrook contribuiu com 24 pontos e 11 ressaltos), ninguém conseguiu ofuscar aquela que ainda continua a ser a estrela maior da NBA: LeBron James.

Com 38 anos e a cumprir a 21.ª temporada na liga, o extremo teve 35 pontos e 12 ressaltos e sete assistências para comandar os Lakers à segunda vitória consecutiva. Muito contribuiu também Austin Reaves (15 pontos, sendo que foram dele sete dos 13 que a equipa marcou no prolongamento).

Minnesota Timberwolves 110-89 Denver Nuggets

Campeões pela primeira vez na época passada, a equipa do Colorado parecia não ter perdido o ritmo durante o verão e nos primeiros quatro jogos somaram só vitórias. Contudo, a viagem até Minneapolis acabou por ser revelar o primeiro tropeção.

Num reencontro após a primeira ronda dos play-offs da Conferência Oeste no passado, os Timberwolves estavam dispostos a mostrar sinais de evolução e assim foi com Anthony Edwards (24 pontos à cabeça). Karl-Anthony Towns (21 pontos e oito ressaltos) foi essencial a travar Nikola Jokic (25 pontos e 10 ressaltos), com Mike Conley a trazer qualidade (17 pontos e apenas dois lançamentos falhados dos nove tentados).

Edwards liderou os Timberwolves
Edwards liderou os TimberwolvesAFP

No lado dos Nuggets, a equipa pareceu nunca conseguiu lidar com a intensidade defensiva do adversário. Dos 33 triplos tentados, a equipa acertou apenas seis e foi a terceira vez nas últimas quatro temporadas em que disparam abaixo dos 20% da linha de três pontos.

Boston Celtics 155-104 Indiana Pacers

É preciso recuar até 1958/59 para encontrar a última vez que os Celtics conseguiram 155 pontos num jogo. O TD Garden só tinha um título pendurado no tecto, Bill Russell era um jovem ainda a cimentar-se na NBA e os Lakers estavam sediados em Minneapolis.

Na madrugada desta quinta-feira, voltou a acontecer. A estrela agora é Jayson Tatum (30 pontos e 12 ressaltos, sendo que não jogou no quarto período) e ajudou a equipa a manter-se invicta.

Tatum liderou Celtics
Tatum liderou CelticsAFP

Neemias Queta, a lidar com problemas físicos, não esteve entre os jogadores disponíveis para Joe Mazzulla que aproveitou a vitória folgada para fazer uma rotação maior que o habitual.

Toronto Raptors 130-111 Milwaukee Bucks

A outra equipa com portugueses na NBA também esteve em destaque. Com Mary Andrade na equipa técnica, os Toronto Raptors surpreenderam os Milwaukee Bucks e acabaram com uma sequência de três derrotas consecutivas.

Dennis Schroder (24 pontos e 11 assistências), Scottie Barnes (21 pontos e 12 resaltos) e Pascal Siakam (26 pontos) tiveram as melhores exibições da temporada em termos estatísticos e contribuíram para o triunfo no Canadá.

Schroder esteve em destaque nos Raptors
Schroder esteve em destaque nos RaptorsAFPA

Giannis Antetoknoumpo (16 pontos e cinco lançamentos convertidos em 11) e Damian Lillard (15 pontos, com quatro lançamentos em nove) tiveram noites discretas.

Outros resultados:

Detroit Pistons 101-110 Portland TrailBlazersOklahoma City Thunder 106-110 New Orleans PelicansNew York Knicks 95-89 Cleveland CavaliersMiami Heat 105-109 Brooklyn NetsAtlanta Hawks 130-121 Washington WizardsHouston Rockets 128-119 Charlotte HornetsDallas Mavericks 114-105 Chicago BullsUtah Jazz 133-109 Memphis GrizzliesGolden State Warriors 102-101 Sacramento Kings