Mais

NBA: Kerr diz que suspensão por tempo indeterminado de Draymond Green "faz sentido"

Steve Kerr dá ordens do banco.
Steve Kerr dá ordens do banco.AFP
O treinador dos Golden State Warriors apoiou na quinta-feira a decisão da NBA de suspender o basquetebolista sem data de regresso definida, dizendo que é uma oportunidade para ele mudar o seu comportamento.

Draymond Green, de 33 anos, recebeu a suspensão na quarta-feira, depois de ter atingido violentamente Jusuf Nurkic na cabeça, no dia anterior, durante um jogo contra os Phoenix Suns.

O jogador temperamental, que recebeu o maior número de expulsões de todos os jogadores no ativo, tinha acabado de cumprir, em 28 de novembro, uma suspensão de cinco jogos em 28 de novembro por ter agarrado violentamente Rudy Gobert (Timberwolves) pelo pescoço durante longos segundos.

"Acho que a suspensão faz sentido", disse Steve Kerr antes de orientar a equipa contra os Clippers em Los Angeles.

"Para mim, não se trata apenas de basquetebol. Trata-se de ajudar o Draymond. É uma oportunidade para ele se afastar e fazer uma mudança no seu foco, na sua vida. E isso não é uma coisa fácil de fazer", disse o treinador, que o orientou desde que chegou à NBA em 2012.

Green, alvo de críticas pela sua atitude.
Green, alvo de críticas pela sua atitude.Profimedia

"Não se pode simplesmente dizer: 'Vamos dar-lhe cinco jogos e ele vai ficar bem'. A liga fez isso depois do incidente com Rudy. A resposta não é escolher um número... A resposta é dar-lhe a ajuda de que ele precisa", acrescentou.

"Alguém em quem acredito"

Na última década, Green foi uma parte fundamental, ao lado de Stephen Curry e Klay Thompson, dos Warriors que conquistaram quatro campeonatos sob a orientação de Kerr, o último deles em 2022.

Mas o seu sucesso no campo tem sido acompanhado por numerosas altercações, por vezes mesmo contra colegas de equipa, como o soco que deu há um ano a Jordan Poole durante um treino.

"Estamos a tentar ajudar este rapaz. Porque o tipo que esganou o Rudy, o tipo que abanou o Jusuf, o tipo que deu um murro ao Jordan no ano passado, é esse tipo que precisa de mudar. E ele sabe disso. É alguém em quem acredito, alguém que conheço há uma década, alguém que adoro pela sua lealdade, pelo seu empenho, pela sua paixão, pelo seu amor pelos colegas de equipa, pelos amigos e pela família", concluiu.

Para além da turbulência causada por Green, os Golden State têm sofrido alguns problemas exibicionais e de resultados, que atualmente os deixam fora de posição de playoffs na Conferência Oeste.