NBA: Neemias Queta estreia-se pelos Celtics, Durant carrega os Suns, Lakers vencem o Rockets

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Neemias Queta estreia-se pelos Celtics, Durant carrega os Suns, Lakers vencem o Rockets

Neemias Queta somou os primeiros minutos em termos oficiais
Neemias Queta somou os primeiros minutos em termos oficiaisAFP
O poste português somou os primeiros minutos com a nova equipa. A estrela de Phoenix, Kevin Durant, marcou 39 pontos e frustrou Lauri Markkanen, de Utah, no domingo, quando os Suns venceram os Jazz por 140-137 após um duplo prolongamento.

Memphis Grizzlies 100-102 Boston Celtics

Os Boston Celtics escaparam por pouco na viagem ao Tennessee, mas aumentaram a série de vitórias para seis jogos ao baterem os Grizzlies em Memphis. Uma noite importante também para o basquetebol luso, já que significou a estreia de Neemias Queta com a histórica equipa verde. O poste português entrou no terceiro período, quando Kristaps Porzingis ficou tapado por faltas (cometeu a quarta a cinco minutos do fim) e levou o jogador de 24 anos a concluir o tempo que faltava nesse quarto, onde conseguiu dois ressaltos e não acertou no cesto no único lançamento que teve.

Numa batalha de parada e resposta, com 18 mudanças de liderança, os Celtics sobreviveram quando Kristaps Porzingis fez um afundanço e desarmou a última tentativa de Ziaire Williams.

Porzingis liderou os Celtics com 26 pontos, apanhando oito ressaltos e desarmando seis lançamentos.

Utah Jazz 137-140 Phoenix Suns (após dois prolongamentos)

Utah esteve em desvantagem grande parte da noite, com Markkanen forçar o primeiro prolongamento com um cesto a 20,3 segundos do fim do tempo regulamentar.

Phoenix saltou para uma vantagem de 123-118 no primeiro prolongamento, mas Utah recuperou e Collin Sexton forçou um segundo prolongamento com novo cesto.

Durant e Markkanen
Durant e MarkkanenAFP

Durant marcou oito pontos no segundo prolongamento, em que os Suns lideravam por 138-135 a 43,2 segundos do fim. O layup de Markkanen reduziu a desvantagem para um ponto, mas Booker fez dois lances livres para colocar Phoenix a ganhar por 140-137 a nove décimos de segundo do fim.

Markkanen teve uma última oportunidade, com os árbitros a decidirem inicialmente que Durant tinha feito falta numa tentativa falhada de três pontos. Mas a decisão foi anulada na revisão e os Suns conseguiram a vitória.

Durant acrescentou oito ressaltos e 10 assistências (12.º jogo consecutivo com 25 ou mais pontos, a série mais longa da história dos Suns), enquanto Devin Booker marcou 26 pontos para Phoenix. Markkanen liderou o Utah com 38 pontos e 17 ressaltos.

"Estou apenas a tentar manter-me preparado nos dias de folga e antes dos jogos, tentando seguir o plano de jogo para executar o máximo que puder e jogar com um espírito calmo e livre", disse Durant.

Houston Rockets 104-105 Los Angeles Lakers

Os Los Angeles Lakers, impulsionados pelos 37 pontos da estrela LeBron James, o melhor da época, venceram os Houston Rockets.

Austin Reaves, alimentado por James, marcou três pontos e colocou os Lakers a ganhar por 103-100 a 24,2 segundos do fim do jogo. Mas o layup de Alperen Sengun empatou o jogo a 104-104 a quatro segundos do fim.

James, que sofreu uma falta debaixo do cesto e converteu um dos dois lances livres para fechar o jogo.

LeBron acrescentou seis ressaltos e oito assistências e Anthony Davis marcou 27 pontos e 10 ressaltos. Reaves terminou com 17 pontos a sair do banco - uma contribuição fundamental numa noite em que os titulares dos Lakers, Cam Reddish, Taurean Prince e D'Angelo Russell, tiveram dificuldades ofensivas.

Embiid lidera os Sixers

Por outro lado, os Cleveland Cavaliers, com pouca gente, derrotaram os Denver Nuggets, campeões da NBA, por 121-109, com Nikola Jokic, estrela frustrada da equipa do Colorado a entrar num problemas de faltas e a acabar o jogo no banco.

Darius Garland liderou Cleveland com 26 pontos e o estreante Craig Porter Jr. somou um recorde de carreira com 21, ajudando os Cavs a conquistar a terceira vitória consecutiva, apesar da ausência de Donovan MitchellCaris LeVert.

Eleito em duas vezes como melhor da fase regular, Jokic, que não contou com Jamal Murray ainda afastado por uma distensão no tendão, terminou com 18 pontos, 10 ressaltos e sete assistências.

O atual MVP da NBA, Joel Embiid, precisou de apenas três quartos para marcar 32 pontos, 12 ressaltos e nove assistências, levando os Philadelphia 76ers a uma vitória por 121-99 sobre os Nets em Brooklyn.

Tyrese Maxey marcou 25 pontos e distribuiu 10 assistências para os Sixers, que lideravam por 61-49 no intervalo.

Com o jogo nas mãos, Embiid ficou de fora durante todo o quarto período. As nove assistências foram o máximo da época e não se preocupou com o facto de não ter conseguido o sexto triplo-duplo da carreira.

"Disseram-me que eu estava a três assistências de distância, mas não era aí que eu estava com a cabeça", disse Embiid: "Nós apenas tentamos jogar da maneira certa."

Embiid esteve em grande nos Sixers
Embiid esteve em grande nos SixersAFP

Em Toronto, os Raptors chegaram a liderar por 40 pontos no caminho para uma vitória por 142-113 sobre os Detroit Pistons. A equipa canadiana estabeleceu um recorde da franquia com 44 assistências ao derrotar os Pistons pela 11.ª vez consecutiva.