NBA: Nuggets deixam Lakers à beira da eliminação, Embiid brilha contra os Knicks

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA: Nuggets deixam Lakers à beira da eliminação, Embiid brilha contra os Knicks
Aaron Gordon faz um afundanço na vitória dos Nuggets sobre os Lakers
Aaron Gordon faz um afundanço na vitória dos Nuggets sobre os LakersAFP
Os Denver Nuggets conseguiram empurrar LeBron James e os Los Angeles Lakers à beira da eliminação dos play-offs da NBA na madrugada de sexta-feira, enquanto os Philadelphia 76ers, impulsionados por 50 pontos de Joel Embiid, conseguiram uma vitória contra os Knicks.

Los Angeles Lakers 105-112 Denver Nuggets

Os Nuggets, campeões em título, eliminaram uma desvantagem de 10 pontos no primeiro período e venceram os Lakers, no terceiro jogo da série, o primeiro em Los Angeles. Aaron Gordon marcou 29 pontos e apanhou 15 ressaltos, e o duas vezes melhor jogador da NBA, Nikola Jokic, somou 24 pontos, mais 15 ressaltos e nove assistências para o Nuggets, que estão a vencer por 3-0 a série à melhor de sete da primeira ronda da Conferência Oeste.

Nenhuma equipa da NBA conseguiu recuperar de uma desvantagem de 0-3 para vencer uma série de play-offs à melhor de sete.

"Temos que descobrir como conseguir uma (vitória) no sábado para continuarmos vivos", disse o técnico do Lakers, Darvin Ham.

Mas os Nuggets já ganharam 11 jogos seguidos contra os Lakers, incluindo o 4-0 nas finais da Conferência Oeste da temporada passada.

"Acho que não se trata necessariamente do nosso adversário", disse Gordon: "Acho que se trata do que fazemos e de quem temos como companheiros no nosso balneário. Concentramo-nos apenas em sermos excelentes todas as noites e deixamos que os resultados tomem conta de nós próprios."

A perder por quatro ao intervalo, os Nuggets afastaram-se incessantemente no terceiro período e nunca foram realmente desafiados no quarto período.

"É uma liga de acerto ou erro", disse Ham: "Quando não consegues fazer um cesto, eles começam a marcar, a ganhar ritmo, é difícil."

Anthony Davis marcou 33 pontos e apanhou 15 ressaltos e James marcou 26 pontos, com seis ressaltos e nove assistências, mas D'Angelo Russell não marcou pontos, falhando todas as suas sete tentativas de lançamento, e Davis fez apenas três pontos no último período.

Jamal Murray, que fez o lançamento da vitória do Nuggets na segunda-feira (101-99), somou 22 pontos e nove assistências, e Michael Porter Jr. contribuiu com 20 pontos e 10 ressaltos para o Denver.

Philadelphia 76ers 125-114 New York Knicks

Tanto os 76ers quanto os Orlando Magic evitaram ficar com 0-3 na sério. A equipa de Philadelphia contou com uma exibição ofensiva espetacular do atual MVP da NBA, Embiid, na vitória sobre os Knicks.

Depois de os 76ers terem perdido dois jogos no Madison Square Garden, Embiid insistiu que eram a "melhor equipa" e que iriam recuperar em casa. O poste norte-americano garantiu que isso aconteceria, acertando 13 de 19 lançamentos, incluindo cinco de sete de três triplos. Marcou 18 pontos no terceiro período, quando os Sixers eliminaram uma desvantagem de três pontos ao intervalo e aumentaram a vantagem para 13 pontos no quarto período.

Depois da sua grande noite, Embiid revelou que estava a jogar com paralisia de Bell, uma doença que provoca fraqueza muscular num dos lados da cara.

"Sim, é muito chato", disse Embiid sobre a condição, que geralmente se resolve em questão de semanas ou meses: "O lado esquerdo do meu rosto, a boca e o olho. Tem sido difícil. Mas não sou um desistente".

Embiid somou oito ressaltos, quatro assistências e um desarme de lançamento, tendo-lhe sido atribuída uma falta flagrante por ter puxado Mitchell Robinson para o chão pelo tornozelo no primeiro período - momentos depois de Embiid ter sido derrubado pelo extremo dos Knicks OG Anunoby.

Embiid disse que estava apenas a tentar certificar-se de que Robinson não lhe caía em cima, mas Robinson deixou o recinto depois do jogo com uma bota de proteção.

Jalen Brunson liderou os Knicks com 39 pontos e 13 assistências. Josh Hart marcou 20 pontos, mas o herói do Jogo 2, Donte DiVincenzo, teve apenas cinco e os 76ers terão a oportunidade de empatar a série no domingo.

Orlando Magic 121-83 Cleveland Cavaliers

Em Orlando, os Magic derrotaram os Cleveland Cavaliers e reduziram a sua desvantagem na série para 2-1.

Paolo Banchero marcou 31 pontos e apanhou 14 ressaltos para liderar os Magic, que deram aos Cavs a derrota mais pesada de sempre nos play-offs.

"Eu só queria sair e ser agressivo", disse Banchero: "Estar a perder por 3-0 é muito diferente de estar a perder por 2-1. Por isso, eu sabia que tínhamos de ganhar este jogo - e temos de o fazer novamente no sábado."

Jarrett Allen liderou os Cavs com 15 pontos e Donovan Mitchell acrescentou 13, mas o Cleveland acertou apenas 39% dos seus lançamentos de campo.