NBA: Quem vai garantir os play-off na Conferência Oeste?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA: Quem vai garantir os play-off na Conferência Oeste?
Os Mavericks são uma das desilusões desta época. Contudo, um prémio de consolação pode estar à sua espera se falharem os play-off.
Os Mavericks são uma das desilusões desta época. Contudo, um prémio de consolação pode estar à sua espera se falharem os play-off.
AFP
Os últimos jogos da época regular na NBA estão a chegar. Enquanto quase tudo está estabelecido a Este, no Oeste está a ficar realmente excitante. O 6.º, 7.º, 8.º e 9.º lugar só têm uma vitória a separá-los. Na batalha pelos play-ins, há um duelo entre Oklahoma e os Dallas Mavericks.

Afinal, os Mavericks voltaram à vida com uma vitória sobre o líder da divisão do Pacífico, os Sacramento Kings. Kyrie Irving e Luka Doncic combinaram para 60 pontos, pouco menos de metade dos registados pela equipa. A vitória foi incrivelmente importante para continuar na luta pelo play-in, uma vez que estão agora empatados com o Oklahoma City Thunder no 10.º lugar, o último de acesso, mas em desvantagem no confronto direto.

Lakers com grande contratempo na luta pelos play-offs

Os Lakers sofreram um grande contratempo no duelo de Los Angeles. Com uma vitória poderiam ter dado um passo gigante em direcção aos play-off, mas a derrota não só viu os Clippers ultrapassá-los, como também os New Orleans Pelicans. O restante calendário dos Lakers é também difícil. Segue-se confronto com os Phoenix Suns, que recentemente contaram com o regresso de Kevin Durant após lesão. Depois disso, os Utah Jazz para encerrar a temporada. Para Utah, poderia teoricamente ainda ser sobre os play-off no último dia , mas como faltam quatro titulares, isso é improvável. Por isso, os Lakers deveriam, pelo menos, ser os favoritos.

Kawhi e os Clippers derrotaram os Lakers
Profimedia

Se a equipa à volta de LeBron James perder para Phoenix, Minnesota também poderia passar e os Lakers não só teriam perdido os play-off directos, como também perderiam a vantagem caseira na fase a eliminar.

New Orleans Pelicans chegam tarde à corrida

Um lugar à frente dos Lakers, os Pelicans estão no sétimo posto. Graças a 8 vitórias nos últimos 10 jogos, causaram uma boa impressão na luta pelos play-off. A equipa de New Orlenas está apenas uma vitória atrás dos Clippers e dos Warriors. Na última madrugada venceram os Memphis Grizzlies com uma rotação pequena, já a pensar an fase a eliminar. Quatro jogadores tiveram 45 minutos ou mais de tempo de jogo. Esses quatro jogadores também marcaram 120 dos 138 pontos (Jones, McCollum, Ingram e Murphy).

Murphy (esquerda) bateu 7 três contra Memphis
Profimedia

Os Pelicans também têm um calendário ainda difícil. Os primeiros são os New York Knicks, que acabaram de ganhar cinco jogos mas já estão em quinto lugar e em segurança no Ese. Por isso, estão a jogar praticamente por nada. Depois disso, é um provável confronto contra Minnesota no último dia de jogo, que deverá ser decisivo. Os Timberwolves estão apenas uma vitória atrás de Nova Orleães.

Golden State Warriors na pole position

Os Clippers têm a oportunidade de dar um grande passo em direcção aos play-off no próximo jogo contra os Portland Trail Blazers. Portland está com todos os titulares e da segunda linha no boletim médico, com a equipa a olhar para o Draft. Consequentemente, terão de começar em quase todas as posições com a terceira opção. Os Clippers enfrentam então Phoenix para encerrar a época e se os Suns vencerem um dos seus próximos dois jogos, tudo isto é em vão, uma vez que estão garantidos, já que vencem o confronto direto.

Na pole position estão os Golden State Warriors, que também têm de jogar em Portland no último dia da época, mas antes disso há um duelo com os Sacramento Kings. Consequentemente, é provável que os Warriors não deixem que nada aconteça.

Poole (30) e Curry (34) foram os melhores pontuadores na importante vitória contra a OKC.
AFP

Dallas em risco de falhar os playoffs

Na batalha pelo décimo lugar, os Dallas Mavericks já não dependem de si próprios, têm de esperar um deslize por parte do Thunder. OKC que assistiu ao regresso da estrela Shai Gilgeous-Alexander após uma lesão tem de jogar Utah, e receber Memphis nos dois últimos duelos. Dallas tem dois jogos em casa, contra Chicago e San Antonio para encerrar a época.

Falhar os playoffs seria devastador com o investimento em Irving, contudo, os Mavericks estariam possivelmente a investir no seu próprio futuro. Enviara uma escolha de primeira ronda para os os Knicks por troca com Kristaps Porzingis, mas é protegida no top-10, ou seja, se for uma das primeiras 10 escolhas do draft regressa ao Texas. Se os Mavericks não chegarem aos playoffs, têm uma boa hipótese de manter esta opção.