NBA: Rudy Gobert denuncia favoritismo dos árbitros a favor de equipas com estrelas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Rudy Gobert denuncia favoritismo dos árbitros a favor de equipas com estrelas

"É uma treta. É uma porcaria. Não é justo. Não é mesmo justo".
"É uma treta. É uma porcaria. Não é justo. Não é mesmo justo".Profimedia
"É treta e não é justo": o poste francês dos Minesotta Timberwolves, Rudy Gobert, denunciou o alegado favoritismo dos árbitros em relação às principais equipas da NBA onde jogam as estrelas.

"É uma m****. É mesmo uma m**** Não é justo. Não é realmente justo", disse Gobert depois da derrota de 107-100 dos Minnesota em Phoenix, marcada por uma disparidade nos lançamentos livres feitos (27 para os Suns contra 12). 

"É assim todas as noites. Estou nesta Liga há 10 anos e tento sempre dar o benefício da dúvida, mas é difícil para mim pensar que eles não tentaram ajudá-los a ganhar esta noite. Acho difícil acreditar que não tentaram ajudar os Warriors (campeões em título) ou os Kings a vencer (nos jogos anteriores)", lamentou.

Recorde aqui as incidências do último jogo

"É que é tão óbvio. Como jogador de basquetebol que está nesta Liga há tanto tempo, é desrespeitoso", insistiu o três vezes vencedor do prémio de melhor defesa da Liga (2018, 2019, 2021) durante a sua estadia nos Utah Jazz.

"Trabalhamos tanto para poder competir com os melhores e somos lixados nestas situações que têm demasiado impacto no jogo da outra equipa. Eles sabem como o fazer. Fazem-no de formas diferentes. Esta noite foi uma forma diferente de o fazer", acusou Gobert, que foi penalizado com cinco faltas contra os Suns, incluindo duas faltas ofensivas em bloqueios considerados ilegais no final do jogo, que retiraram à sua equipa as posses de bola necessárias para voltar a lutar pelo jogo.

"Também é um negócio"

Para o francês, medalhista de prata nos Jogos de Tóquio ao serviço da França em 2021, os Minnesota, pelos quais assinou no verão passado, são uma daquelas equipas supostamente pequenas penalizadas contra os grandes, tais como os Lakers, de LeBron James, os Warriors, de Stephen Curry, ou os Suns, de Kevin Durant.

"Entendemos que também é um negócio. Entendemos que não somos um dos maiores mercados da NBA, e queremos ver KD nos play-offs, Steph, LeBron... Os Wolves ainda não chegaram lá. Temos de continuar a avançar, continuar a jogar apesar disto, e é frustrante, especialmente para mim", disse ele.

Os Timberwolves estão atualmente no sétimo lugar da Conferência Oeste, não muito atrás dos Golden State, que estão em sexto, o último classificado direto para os play-offs. Estão, portanto, em lugar de play-in (série que vai decidir quem ocupa o último lugar nos play-off), tal como os Lakers, que seguem imediatamente atrás.

Gobert está longe de ser o primeiro a criticar duramente os árbitros, uma vez que o base dos Toronto Raptors Fred VanVleet e o treinador dos Phoenix Monty Williams não hesitaram em fazê-lo nos últimos dias. E, tal como eles, Gobzilla deve ser multado, uma vez que a liga norte-americana de basquetebol sanciona qualquer crítica pública aos árbitros.