Nets multados em mais de 90 mil dólares pela NBA por poupar jogadores sem motivo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nets multados em mais de 90 mil dólares pela NBA por poupar jogadores sem motivo
Brooklyn foi multado em 100.000 dólares pela NBA por ter poupado jogadores sem motivo
Brooklyn foi multado em 100.000 dólares pela NBA por ter poupado jogadores sem motivoProfimedia
A direção da NBA multou os Brooklyn Nets em 100.000 dólares (91,3 mil euros) por terem violado a sua política de utilização de jogadores de basquetebol nos jogos da NBA. A equipa de Nova Iorque deu uma desculpa aos responsáveis da liga para lançar uma investigação num jogo em casa, em dezembro, contra Milwaukee, em que o treinador Jacque Vaughn fez descansar o trio de jogadores titulares, Spencer Dinwiddie, Nico Claxton e Cam Johnson, bem como o reserva Dorian Finney-Smith. A NBA anunciou a punição no seu site oficial.

Num comunicado, os responsáveis da NBA afirmaram ter tido em conta a opinião de um médico legista independente na sua investigação.

"A NBA concluiu que os quatro jogadores da rotação inicial que não participaram no jogo estavam aptos a jogar porque cumpriam os padrões médicos estabelecidos pela política adotada antes desta temporada. O clube violou essas normas com as suas acções", declarou a NBA.

A multa aplicada é a primeira deste tipo desde a implementação das regras, que, numa época com 82 jogos regulares, têm em conta a saúde dos jogadores, bem como os interesses dos adeptos ou a preservação da equidade e transparência da competição. Uma segunda infração deste tipo será seguida de uma multa de 250 mil dólares (228 mil euros) e cada infração adicional custará ao clube 1 milhão de dólares (913 mil euros).

Jacque Vaughn comentou a situação
Jacque Vaughn comentou a situaçãoProfimedia

Os Nets disputaram o seu segundo jogo em dois dias contra Milwaukee, depois de terem vencido em Detroit um dia antes, perdendo por 122-144 para Milwaukee. Oficialmente, de acordo com a ESPN, apenas Dinwiddie foi poupado; o clube citou problemas de saúde menores e razões de precaução para os outros jogadores. O quarteto nomeado jogou em Detroit e foi titular no jogo seguinte, em Washington.

O treinador Vaughn disse após o jogo contra os Bucks que a equipa não encarou a partida como um jogo de preparação sem significado e argumentou que não queria colocar os jogadores em perigo no segundo jogo em dois dias: "Tenho de pensar a curto e a longo prazo e tomar decisões que conduzam à melhoria da equipa. É assim que as coisas são", explicou Vaughn antes do jogo.