Nuggets chegam ao 3-0 e deixam os Lakers à beira da eliminação (108-119)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nuggets chegam ao 3-0 e deixam os Lakers à beira da eliminação (108-119)
Murray, chave para a vitória, festeja de forma selvagem
Murray, chave para a vitória, festeja de forma selvagemAFP
Com 37 pontos do incansável Jamal Murray, os Nuggets derrotaram os Los Angeles por 108-119 no sábado e assumiram uma liderança quase definitiva nas finais da Conferência Oeste da NBA.

Os Nuggets, primeiros classificados do Oeste, terão na segunda-feira a oportunidade de se qualificarem para a sua primeira final de sempre contra os Miami Heat ou os Boston Celtics.

Para evitar isso, os Lakers de LeBron James, têm de se tornar a primeira equipa a recuperar de uma desvantagem de 3-0 numa série das finais.

Jamal Murray foi um pesadelo para os Lakers no início do jogo, marcando 30 pontos na primeira parte, e o sérvio Nikola Jokic assumiu o controlo na segunda parte, terminando com 24 pontos, seis ressaltos e oito assistências.

Pela equipa da casa, Anthony Davis voltou a brilhar com 28 pontos e 18 ressaltos e LeBron contribuiu com 23 e 12.

Depois de liderar a fabulosa campanha dos Lakers desde os Play-In, "King James" enfrenta agora a missão quase impossível de se qualificar para a sua 11.ª final aos 38 anos.

Não houve nenhuma reviravolta nos últimos 149 jogos de playoffs em que uma equipa se viu a perder por 3-0.

Não foi o melhor jogo de Jokic
Não foi o melhor jogo de JokicAFP

Com essa estatística em mente, os Lakers entraram na quadra determinados a defender a sua casa, onde haviam vencido os cinco jogos anteriores numa série que os viu derrotar os Memphis Grizzlies, segundo classificado, e o atual campeão Golden State Warriors.

Mas as suas esperanças foram rapidamente frustradas pela inspiração de Jamal Murray, o jogador que os condenou à derrota na quinta-feira em Denver ao marcar 24 pontos no último quarto.

O base canadiano não perdeu a inspiração durante a viagem e, no primeiro quarto, já tinha marcado 17 pontos contra 20 de toda a equipa dos Lakers.

Até Murray, nenhum jogador tinha marcado 41 pontos em dois quartos consecutivos nos últimos 25 jogos de playoffs da NBA.

Exibição de Murray

A perder por 14 pontos, LeBron e Davis levaram a exibição do canadiano a peito e quiseram defendê-lo, mas Murray respondeu com o seu quarto lançamento de três pontos mesmo na cara do poste.

O explosivo base já havia tido atuações épicas de 50 pontos nos playoffs de 2020, em que os Denver perderam nas finais do Oeste para os Lakers, e está de volta ao seu melhor depois de perder toda a temporada passada com uma grave lesão.

Liderados por Murray, os Nuggets mantiveram a liderança apesar de uma seca ofensiva pouco característica de Jokic, que não marcou pontos no primeiro quarto e foi para o intervalo com cinco pontos.

O poste sérvio, duas vezes MVP da NBA e provavelmente o jogador mais dominante dos playoffs, não conseguiu livrar-se da marcação de Davis e logo sofreu faltas pessoais, o que reduziu o seu tempo na quadra.

Murray brilha mais
Murray brilha maisAFP

Após o intervalo, Murray não conseguiu manter o seu ritmo desenfreado perante os diferentes tipos de pressão dos Lakers, que por sua vez encontraram armas ofensivas para apoiar Davis.

LeBron, que tinha falhado todas as suas 13 tentativas de três pontos até então na série, acordou com dois lançamentos diretos a segundos do fim do terceiro período.

Os anfitriões estavam a perseguir os Nuggets e, no início do último quarto, conseguiram a sua primeira vantagem desde o início, mas o domínio revelou-se uma miragem.

Enquanto os Nuggets faziam um jogo coral, apenas Austin Reaves (23 pontos) e o suplente Rui Hachimura (13) apoiaram LeBron e Davis ofensivamente.

Os três pontos consecutivos de Jeff Green e Bruce Brown devolveram a liderança aos Nuggets, que não a perderiam até LeBron James ir para os balneários antes do apito final.

Todas as estatísticas do jogo estão disponíveis no Flashscore