Mais

Basquetebol: Yago Mateus alvo de ataque racista em jogo em Espanha

Yago Mateus foi chamado de "macaco" por uma adepta espanhola
Yago Mateus foi chamado de "macaco" por uma adepta espanholaRatiopharm Ulm
O base brasileiro Yago Mateus, do Ratiopharm Ulm (Alemanha), foi vítima de um ataque racista no jogo contra o Joventut Badalona (Espanha) esta terça-feira, na Euro Taça de basquetebol. A transmissão da partida captou uma adepta do clube espanhol a chamar o jogador da seleção brasileira de "macaco" em pelo menos duas ocasiões.

"Graças a Deus eu não ouvi na hora, porque não sei qual seria a minha reação. Nunca havia passado por isso na minha vida, nem no Brasil nem em outros países onde joguei com meus clubes e com a seleção brasileira", disse Yago Mateus, em comunicado.

O confronto no Palau Municipal d'Esports de Badalona, na Catalunha, da 14.ª jornada do Grupo A da Euro Taça, segundo torneio de basquetebol mais importante da Europa. Yago foi o MVP do Ulm na derrota por 76-82, diante do Joventut, com 16 pontos, sete ressaltos e oito assistências.

"Não consigo entender o motivo disso. É revoltante e triste ver que isso acontece, é uma coisa recorrente no desporto, no mundo de hoje, e ainda estamos muito longe da consciencialização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude", lamentou o brasileiro.

CBB condena episódio

Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) também repudiou o episódio de racismo. A entidade informou que irá protocolar, junto da Euroliga, um pedido de investigação do caso, para que os responsáveis pelo crime sejam identificados e punidos nas esferas desportiva e civil.

"O crime está gravado em vídeo e a identificação é fácil e rápida. A CBB espera que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes. Yago, estamos com você, e temos a certeza que NADA irá pará-lo", declarou a confederação em comunicado.