Bélgica não saiu do nulo com a Croácia e está fora do Mundial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bélgica não saiu do nulo com a Croácia e está fora do Mundial
Bélgica não saiu do nulo com a Croácia e está fora do Mundial
Bélgica não saiu do nulo com a Croácia e está fora do MundialAFP
A Bélgica está fora do Campeonato do Mundo. Os diabos vermelhos não conseguiram vencer a Croácia, não saíram sequer do 0-0, quando apenas a vitória lhes daria o apuramento. Os croatas, jogando com dois resultados, estiveram muitas vezes no comando das operações mas acabaram em sofrimento e beneficiando dos falhanços inacreditavéis de Lukaku. A Croácia passa assim no segundo lugar do grupo F, atrás de Marrocos.
Onzes iniciais de Croácia e Bélgica
Onzes iniciais de Croácia e BélgicaFlashscore

Reveja aqui as incidências da partida

A Croácia mostrou desde cedo ao que vinha e logo no primeiro minuto Perisic ficou perto do 1-0, com remate fortíssimo de pé direito.

A resposta belga chegou aos 12 minutos, primeiro com Mertens a cruzar para Carrasco, que rematou para corte de Juranovic, e depois aos 14', com passe magnífico de De Bruyne e Mertens, de primeira, a rematar por cima da baliza da Croácia.

No minuto seguinte, na área da Bélgica, Carrasco pisa Kramaric na área, o árbitro assinalou penálti e quando Modric já estava posicionado para o duelo com o colega de equipa no Real Madrid, Courtois, o VAR alertou o árbitro para um fora de jogo de Lovren no início do lance, que era um livre de Modric. E o penálti foi revertido.

Só depois da meia hora se voltou a ver a bola junto de uma das balizas: a Bélgica com maior domínio mas sem nunca conseguir entrar no último terço croata e Modric, aos 33 minutos, a arrancar um cruzamento que Livaja, em boa posição, cabeceou muito desviado da baliza de Courtois.

Equilíbrio e nenhum remate enquadrado na 1.ª parte
Equilíbrio e nenhum remate enquadrado na 1.ª parteOpta by Stats Perform

Agora ou nunca

Para a segunda parte, a precisar de ganhar, Roberto Martínez tirou Mertens e, mesmo não estando a 100 por cento, arriscou e lançou Lukaku.

Logo aos 49 minutos, após cruzamento de De Bruyne, surgiu o primeiro remate à baliza do jogo. Quem? Lukaku, para defesa de Livakovic.

Resposta imediata da Croácia, aos 50', com remate de Kovacic e Courtois a voar para a defesa. Na recarga, Sosa rematou de pé esquerdo mas muito desviado.

Quatro minutos depois, uma vez mais Courtois a salvar a Bélgica e em dose dupla: primeiro Kovacic, em zona frontal, de pé esquerdo, para defesa do guarda-redes e depois Modric, em remate cruzado, para Courtois desviar com eficácia.

Em cima da hora de jogo, a ocasião soberana da Bélgica, por Lukaku. Primeiro remate foi de Carrasco, cortado por Juranovic, e na recarga Lukaku, de pé direito, atirou ao poste! Dois minutos depois, falhanço inacreditável do avançado belga: a bola já tinha saído no cruzamento de De Bruyne, mas não foi assinalado, e Lukaku, sozinho, de cabeça, a cabecear por cima da baliza.

Refrescar para empatar

A Bélgica crescia e a Croácia... mexia: Pesalic e Petkovic para dentro de campo, saindo Livaja e Kramaric.

Aos 68 minutos novamente Modric, desta vez a esticar-se, e com o pé direito a rematar para defesa fácil de Courtois. Minuto seguinte, lance em tudo idêntico, mas tendo como protagonistas De Bruyne e Livakovic.

A última cartada

Com o nulo na reta final da partida, e com os nervos a apoderarem-se das duas equipas, o último trunfo de Roberto Martínez foi Eden Hazard, segundos depois de Lukaku, uma vez mais, ter atirado ao lado, aos 87 minutos, servido por De Bruyne, com tudo para colocar a Bélgica na frente e nos oitavos de final do Mundial.

E só aqui, na reta final do jogo, se viu realmente uma Bélgica em busca - muitas vezes desesperada - pelo golo.

O destino dos 16 remates da Bélgica
O destino dos 16 remates da BélgicaOpta by Stats Perform

1, 2, 3, 4 falhanços de Lukaku

Mais inacreditável que as outras três ocasiões, só a que Lukaku desperdiçou aos 90 minutos: Thorgan Hazard no cruzamento e o avançado, sozinho ao segundo poste... tocou de peito (!) para a baliza, permitindo a defesa a Livakovic.

Aos 90+2 valeu à Croácia Gvardiol, defesa do Leipzig, a evitar, com um corte, o golo de Lukaku, que aparecia nas suas costas para encostar para o 1-0.

Homem do jogo Flashscore: Luka Modric (Croácia)

Luka Modric liderou Croácia até aos oitavos
Luka Modric liderou Croácia até aos oitavosOpta by Stats Perform
Estatísticas finais do Croácia-Bélgica
Estatísticas finais do Croácia-BélgicaOpta by Stats Perform