Blaszczykowski despede-se amanhã da seleção polaca: "Estou a sentir lentamente que acabou"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Blaszczykowski despede-se amanhã da seleção polaca: "Estou a sentir lentamente que acabou"

Blaszczykowski despede-se esta sexta-feira da seleção da Polónia, diante da Alemanha
Blaszczykowski despede-se esta sexta-feira da seleção da Polónia, diante da AlemanhaPAP
Jakub Blaszczykowski vai despedir-se oficialmente da seleção polaca de futebol no particular desta sexta-feira, contra a Alemanha, e admitiu que só aos poucos começa a sentir o fim da carreira. "Perdoem a minha emoção, sinto-me como se estivesse numa espécie de filme", assumiu perante os jornalistas.

"Gostaria de agradecer ao presidente da Federação Polaca de Futebol e ao treinador por me permitirem participar neste evento. Estou muito grato. Ontem, quando cheguei ao campo de treinos da seleção nacional, comecei lentamente a pensar que este seria o momento em que vos agradeceria pelos anos em que representaram o nosso país", disse Kuba Blaszczykowski durante a conferência de imprensa desta quinta-feira no PGE Narodowy, em Varsóvia.

Embora seja provável que jogue no jogo de amanhã de forma limitada, Blaszczykowski será o capitão da seleção polaca, orientada por Fernando Santos, que confirmou já esse estatuto para o avançado de 37 anos. Hoje, a forma do futebolista está longe de ser a dos seus anos de glória mas, como o próprio Blaszczykowski acrescentou, no futebol os momentos de alegria e de tristeza estão interligados, porque "o desporto é isso mesmo".

Os números de Blaszczykowski
Os números de BlaszczykowskiFlashscore

"Para mim era importante dar sempre cem por cento de mim. Penso que foi esse o caso. O mais difícil agora é controlar as emoções. Este é o último jogo. A seleção nacional para o pequena Kuba era um sonho e depois tornou-se uma realidade. Mas a vida é assim. Desejo a todos os meus companheiros e adeptos que desfrutem cada vez mais desta equipa. Que tenha o maior sucesso possível", sublinhou Blaszczykowski, atualmente a jogar no Wisla Cracóvia.

O avançado acrescentou que só depois do treino desta quinta-feira é que serão decididos os pormenores da sua utilização no jogo da Polónia contra a Alemanha. O encontro de sexta-feira tem início às 19:45. O selecionador Fernando Santos disse, durante a conferência, que a decisão sobre a participação de Blaszczykowski no jogo será tomada após a última sessão de treino.

"O próprio Kuba vai decidir quanto é que vai jogar. Ele é um profissional, não quero decidir por ele. Qual será a sua condição amanhã, essa será a sua participação no jogo", afirmou Fernando Santos.

Nascido a 14 de dezembro de 1985 em Truskolasy, Blaszczykowski estreou-se pela seleção nacional da Polónia a 28 de março de 2006, numa vitória por 2-1 contra a Arábia Saudita, em Riade. Esta sexta-feira, vestirá a camisola com a águia ao peito pela 109.ª vez. Apenas Robert Lewandowski disputou mais jogos pela seleção da Polónia: 140. Blaszczykowski disputou o seu último jogo pela seleção polaca a 9 de setembro de 2019, contra a Áustria (0-0), em Varsóvia, numa partida de qualificação para o Campeonato da Europa.

No início de setembro de 2021, sofreu outra lesão grave no joelho. Só regressou aos relvados com as cores do Wisla Cracóvia no final de março deste ano.

As lesões de Blaszczykowski
As lesões de BlaszczykowskiFlashscore