Bonificações deverão decidir Volta ao Alentejo apta para ciclistas rápidos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bonificações deverão decidir Volta ao Alentejo apta para ciclistas rápidos
Volta ao Alentejo vai para a sua 40.ª edição
Volta ao Alentejo vai para a sua 40.ª edição
Volta ao Alentejo
A Volta ao Alentejo celebra a sua 40.ª edição, entre 22 e 26 de março, com um percurso mais extenso e sem contrarrelógio, hoje apresentado, que ligará Beja a Évora, ao longo de mais de 830 quilómetros.

O ‘roteiro’ final da 40.ª ‘Alentejana’, ideal para homens rápidos e roladores, foi hoje apresentado no Alandroal, confirmando a ausência do habitual contrarrelógio de Castelo de Vide, que ‘caiu’ do percurso após cinco anos a desempenhar um papel decisivo na definição da classificação final.

Na edição mais longa dos últimos anos serão percorridos 832,5 quilómetros nas diversas latitudes da região alentejana, com as primeiras pedaladas a serem dadas entre Beja e Ourique, num total de 168,8 quilómetros.

À ligação entre Castro Verde e Grândola - 170,8 quilómetros sem dificuldades de maior -, segue-se a etapa mais longa desta edição, 191,4 quilómetros com partida de Vendas Novas e chegada a Estremoz.

O fim de semana começa já em pleno Alto Alentejo com a quarta etapa a sair do Crato para cumprir 146,6 quilómetros até Castelo de Vide, naquela que será, provavelmente, a jornada mais decisiva, já que conta com as subidas Cabeço do Mouro, Serra de São Mamede, Porto de Espada, Marvão e, por fim, a Serra de São Paulo, a 19,4 quilómetros da meta.

No entanto, não será de descartar que o sucessor do venezuelano Orluis Aular (Caja Rural) seja decidido graças às bonificações, atribuídas em todas as etapas, incluindo na quinta e última, uma ligação de 154,9 quilómetros com início em Monforte e chegada ao centro histórico de Évora, mais concretamente à Praça do Giraldo.

Aular, cuja presença já está confirmada, procurará tornar-se apenas no segundo ciclista a vencer por duas vezes a ‘Alentejana’, algo que só o espanhol Carlos Barbero (2014 e 2017) conseguiu na história da prova.

Etapas da 40.ª Volta ao Alentejo:

22 março: 1.ª etapa: Beja – Ourique, 168,8 km

23 março: 2.ª etapa: Castro Verde – Grândola, 170,8 km

24 março: 3.ª etapa: Vendas Novas – Estremoz, 191,4 km

25 março: 4.ª etapa: Crato - Castelo de Vide, 146,6 km

26 março: 5.ª etapa: Monforte – Évora, 154,9 km

Total: 832,5 quilómetros.