Brasil x Coreia do Sul: Seleção liderada por Paulo Bento quer voltar a surpreender

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil x Coreia do Sul: Seleção liderada por Paulo Bento quer voltar a surpreender

Companheiros de equipa no Tottenham, Richarlison e Son Heung-min podem ter papel decisivo no duelo entre Brasil e Coreia do Sul
Companheiros de equipa no Tottenham, Richarlison e Son Heung-min podem ter papel decisivo no duelo entre Brasil e Coreia do SulOpta by Stats Perform, AFP
O pentacampeão mundial Brasil defronta a Coreia do Sul nos oitavos de final do Mundial-2022, no Catar, naquele que será o primeiro encontro oficial entre as duas seleções. O tão elogiado conjunto brasileiro procura recuperar da derrota por 1-0 frente aos Camarões, num dramático final do Grupo G, resultado que acabou com a série invicta de 17 jogos do Brasil em fases finais de Campeonatos do Mundo, embora não tenha sido suficiente para impedir que os favoritos antes do torneio ganhassem o seu grupo pela 11.ª vez seguida.

O selecionador brasileiro Tite provavelmente apontará as nove mudanças no seu onze inicial, o maior número desde 1966, como o principal fator pelo que foi também a primeira derrota do Brasil em 17 jogos da fase de grupos do Mundial. Esta derrota significou que nenhuma equipa ganhou os três jogos da fase de grupos da prova pela primeira vez desde a edição de 1994, ainda que isso possa ser um bom presságio para a canarinha, uma vez que foi o país que ganhou o torneio nesse ano.

Acompanhe o jogo entre Brasil e Coreia do Sul, no site ou na App, através do relato de Pedro Fernandes
Acompanhe o jogo entre Brasil e Coreia do Sul, no site ou na App, através do relato de Pedro FernandesFlashscore

Uma eliminatória contra a equipa número 1 do ranking FIFA pode ser uma tarefa difícil, mas também uma recompensa para a Coreia do Sul, depois de uma sensacional vitória por 2-1 sobre Portugal, que lhe permitiu passar o grupo por via dos golos marcados. A visão dos jogadores sul-coreanos, amontoados no círculo central após a partida enquanto assitiam aos segundos finais do outro jogo do Grupo H num telemóvel, antes de celebrarem, será provavelmente um ponto alto deste Campeonato do Mundo nos próximos anos.

Como uma das três seleções asiáticas nos oitavos de final do Mundial-2022, o que acontece pela primeira vez na história do Campeonato do Mundo, os Guerreiros Taegeuk irão provavelmente desfrutar da tarefa gigantesca que se avizinha. Apesar de terem sofrido uma derrota de 5-1 contra o Brasil num amigável há apenas seis meses, em que fortes equipas foram apresentadas por ambos os lados, a Coreia do Sul provou as suas capacidades e as tropas brasileiras de Tite terão de ter cuidado com uma equipa sul-coreana implacável, que marcou quatro dos seus últimos sete golos neste torneio aos 90 minutos ou depois.

Jogadores a observar: O Brasil pode ter liderado o seu grupo, mas foram o pior ataque, o que significa que vão pedir ainda mais a Richarlison, que marcou contra a Coreia do Sul no seu último encontro e é o melhor marcador da canarinha neste Campeonato do Mundo, com dois golos até agora. O companheiro de equipa no Tottenham e estrela sul-coreana, Son Heung-min, terá no entanto como objetivo superá-lo, com o avançado a desempenhar um papel fundamental contra Portugal, ao ajudar a sua equipa a vencer bem perto do fim.

Hot stat: Na vitória contra Portugal, a Coreia do Sul marcou um golo na primeira parte pela primeira vez nos últimos dez jogos que disputou no Campeonato do Mundo.

Curiosidade do Mundial: Dani Alves (39 anos, 210 dias) tornou-se o jogador mais velho a participar num jogo do Campeonato do Mundo pelo Brasil na partida contra os Camarões.