Camarões x Brasil: Leões Indomáveis sonham com o apuramento

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Camarões x Brasil: Leões Indomáveis sonham com o apuramento
A última vitória dos Camarões diante do Brasil aconteceu em 2003
A última vitória dos Camarões diante do Brasil aconteceu em 2003
Opta by Stats Perform
As esperanças dos Camarões de passar para lá de um grupo do Mundial pela primeira vez em 32 anos foram mantidas vivas por um desemprenho resiliente contra a Sérvia, com os Leões Indomáveis a recuperarem de uma desvantagem de 3-1 para registar um empate no final (3-3). No entanto, os cinco vezes campeões da CAN não têm outra escolha a não ser lutar pela vitória no jogo final do grupo G, mas mesmo com a vitória ainda precisariam de um resultado favorável no jogo entre a Sérvia e a Suíça.

Como se a situação não fosse suficientemente difícil, nenhuma equipa africana venceu o Brasil durante quase duas décadas. De facto, a vitória dos Camarões por 1-0 na Taça das Confederações sobre os brasileiros em 2003 continua a ser a única vez que uma equipa da CAF venceu o Brasil ou manteve um clean sheet contra eles - com o atual treinador Rigobert Song a ser o capitão de equipa nesse dia.

Uma vitória difícil por 1-0 sobre a Suíça na segunda-feira, cortesia do golo tardio de Casemiro, garantiu a passagem segura do Brasil para a fase a eliminar. Por sua vez, o caminho esperado da canarinha para o sexto título mundial - um possível recorde - ainda pode ser perfeito, sem empates na fase de grupos ou idas a grandes penalidades. Foi o caso tanto em 1970 como em 2002, quando Mário Zagallo e Luiz Felipe Scolari, respetivamente, conquistaram o título sem falhas.

Acompanhe o relato áudio deste jogo
Flashscore

Este último triunfo também faz parte do que já é um recorde de dez Mundiais consecutivos em que o Brasil venceu a fase de grupos. Mas, embora se espere que o treinador Tite aumente esse registo para 11 vezes seguidas, contra a pior equipa do grupo G, segundo o ranking da FIFA, poderá optar por descansar alguns dos principais jogadores. Em grande parte porque os vencedores de 1950, o Uruguai, os goleadores do Gana ou Portugal, vencedor do Euro-2016, estão potencialmente à espera apenas alguns dias depois, nos oitavos-de-final. Porém, Tite também está seguro no facto de que o Brasil venceu os Camarões por uma margem de três golos em ambas as partidas anteriores no Campeonato do Mundo (1994 e 2014).

Jogadores a observar: Embora quatro dos seus últimos seis golos tenham aberto o marcador, Eric Choupo-Moting marcou o golo do empate contra a Sérvia para garantir que os Camarões não igualassem o recorde do México, com 64 anos, de nove derrotas consecutivas na fase final. O seu principal adversário será o brasileiro Alisson, que poderá completar um hat-trick de clean sheets na fase de grupos - feito alcançado apenas por três guarda-redes este século antes do atual torneio.

Estatística: O Brasil marcou exatamente três vezes em cinco das suas sete vitórias anteriores no Mundial contra adversários africanos.

Curiosidade do Mundial: Durante pelo menos mais quatro anos, Didi (1954), Jairzinho (1970) e Romário (1994) são garantidamente os únicos brasileiros que marcaram golos em todos os jogos da fase de grupos de uma fase final no pós-guerra com mais de 16 equipas (1954-presente).