Casos de abuso de Nassar: Governo norte-americano condenado a pagar 100 milhões a ginastas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Casos de abuso de Nassar: Governo norte-americano condenado a pagar 100 milhões a ginastas
Simone Biles testemunhou no julgamento em 2021
Simone Biles testemunhou no julgamento em 2021Profimedia
Cerca de 100 vítimas de abusos cometidos pelo antigo médico desportivo Larry Nassar vão receber uma indemnização total de 100 milhões de dólares americanos (94 milhões de euros) do governo dos Estados Unidos. A notícia foi avançada pelo "Wall Street Journal". Embora o acordo ainda não tenha sido formalizado, foi alcançado há meses e aceite pelas vítimas, entre elas a estrela da ginástica Simone Biles.

A tetracampeã olímpica Biles e algumas das suas companheiras de equipa norte-americanas, entre outras, tinham intentado uma ação judicial contra o FBI em junho de 2022 e exigido uma indemnização no valor de mil milhões de dólares porque a agência governamental não tinha respondido adequadamente às denúncias de abuso sexual por parte de Nassar.

O chefe do FBI, Christopher Wray, admitiu a falha da sua agência no caso durante o testemunho perante o Senado dos EUA em setembro de 2021, descrevendo-a como "indesculpável".

Nassar foi condenado em 2021

A confirmarem-se os 100 milhões de dólares elevariam o valor total da indmenização para as vítimas de Nassar para pouco menos de mil milhões de dólares. O antigo empregador de Nassar, a Michigan State University, concordou pagar 500 milhões de dólares como parte de um acordo em 2018. Em 2021, as vítimas chegaram a um acordo com a associação nacional USA Gymnastics por 380 milhões de dólares.

Nassar foi condenado a até 175 anos de prisão no início de 2018 por abusar sexualmente de centenas de atletas do sexo feminino. Alegadamente, abusou sexualmente de mais de 265 mulheres e raparigas durante o seu longo mandato como médico desportivo na USA Gymnastics e na Universidade do Estado do Michigan.

O caso abalou profundamente o mundo da ginástica nos EUA. No verão passado, Nassar foi esfaqueado na prisão por um colega, mas recuperou dos ferimentos.