Nadia Comaneci: "O desporto deu-me voz quando tinha 14 anos"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nadia Comaneci: "O desporto deu-me voz quando tinha 14 anos"
Nadia Comaneci
Nadia ComaneciProfimedia
Nadia Comaneci, ex-campeã olímpica por cinco vezes e primeira atleta a receber um perfeito 10 na história da ginástica nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, afirmou que o desporto lhe deu voz quando tinha apenas 14 anos e não conhecia a igualdade entre homens e mulheres.

"Há 48 anos, não tinha ouvido falar de igualdade de género e limitei-me a fazer o que devia fazer. Agora, sinto-me feliz porque ninguém, nenhum homem, conseguiu isso. 10. O desporto deu-me uma voz quando eu tinha apenas 14 anos e sinto-me orgulhosa por aquela rapariga ter aberto a porta a outras mulheres", afirmou no domingo Nadia Comaneci, uma das maiores desportistas de todos os tempos, que se encontra em Madrid para participar na Gala dos Prémios Laureus, que terá lugar na segunda-feira à noite no Palácio Cibeles.

Nadia Comaneci, que é membro da Academia Laureus, disse que era muito jovem quando ganhou os Jogos Olímpicos, mas que as memórias estão frescas.

"É o sonho de todas as crianças. Toda a gente quer ser única. Quando eu era atleta, os rapazes não tinham tantas oportunidades de praticar desporto, e muito menos as raparigas", disse ela: "A ginástica é um desporto em que se cai muito, se levanta e volta a cair. É uma lição fantástica sobre o que é a vida".

Nadia também relatou que, após os Jogos de Montreal, recebeu "cerca de 250 cartas por dia", às quais foi respondendo aos poucos. "Essas eram as minhas redes sociais", acrescentou.

A antiga atleta, agora com 62 anos, disse ainda que a estrela da ginástica americana Simone Biles "é uma atleta única", uma das poucas que se pode dar ao luxo de "descansar durante um ano e depois voltar a ganhar".