"Agradecemos ao povo mexicano por cuidar deste fogo pan-americano e é uma honra que ele esteja aqui", disse Boric após receber a tocha pan-americana, numa cerimônia na Colina Santa Lucia.
O presidente da Panam Sports, Neven Ilic, chegou com o implemento, escoltado pelos atletas nacionais Tomás González e Antonia Abraham.
"Esta chama pan-americana será dividida em três tochas, que realmente percorrerão todo o Chile e voltarão no dia 20 de outubro. Todos nós nos reuniremos para acender o caldeirão de Santiago 2023", disse.
"Temos todas as condições para realizar uns belos Jogos. Investimos mais de 580 milhões de dólares, mas não vemos isso como uma despesa, é um investimento", acrescentou.
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 serão realizados entre 20 de outubro e 5 de novembro, e espera-se a participação de cerca de 7.000 atletas de 41 países.
O fogo acenderá outras três tochas, que percorrerão o país. Elas viajarão para o norte, para o sul e até à Ilha de Páscoa, chegando ao Estádio Nacional de Santiago a 20 de outubro.
Santiago-2023 será o prelúdio dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 para o desporto nas Américas e oferecerá 21 vagas diretas para esse evento.
Este é o evento desportivo mais importante que o Chile sediará na sua história, depois do Mundial de futebol em 1962.