Pogacar é realmente intocável? Os favoritos a todas as camisolas do Giro d'Italia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pogacar é realmente intocável? Os favoritos a todas as camisolas do Giro d'Italia

Uma ou duas camisolas para Tadej Pogacar?
Uma ou duas camisolas para Tadej Pogacar?Profimedia
O primeiro Grande Giro da época começou com um grande favorito: Tadej Pogacar. O esloveno já não é elegível para a camisola branca, mas tem uma corrida para ganhar e poderá acumular mais camisolas, a menos que a concorrência o atrapalhe.

Camisola rosa: quem mais do que Tadej Pogacar?

Tadej Pogacar parece não ter rival para a primeira "etapa" da dobradinha Giro-Tour. Apesar de, no ano passado, Geraint Thomas ter vestido a camisola rosa quase até ao fim, também não parece estar preparado para competir com o Canibal e os outros outsiders (Romain Bardet, Ben O'Connor, Antonio Tiberi, Daniel Martinez...). É verdade que há sempre o risco de quedas, um dos grandes problemas no início da época, a ter em conta, mas logicamente o esloveno é um claro favorito.

3 estrelas: Tadej Pogacar

2 estrelas: Geraint Thomas, Romain Bardet, Antonio Tiberi, Ben O'Connor

1 estrela: Daniel Martinez, Cian Uijtdebroeks, Damiano Caruso, Einer Rubio

Camisola ciclista: um lugar para quatro

Se Pogi é o grande favorito para a classificação geral, há muita concorrência entre os sprinters. Olav Kooij tem pernas, mas nunca competiu numa Grande Volta, enquanto Tim Merlier só terminou uma das três que disputou. Em contrapartida, Fabio Jakobsen, vencedor da classificação por pontos na Vuelta de 2021, está de novo em grande forma. O atual campeão desta classificação, Jonathan Milan, pode ainda colocar todos de acordo se tiver as mesmas pernas do ano passado.

3 estrelas: Jonathan Milan, Fabio Jakobsen

2 estrelas: Olav Kooij, Tim Merlier, Phil Bauhaus

1 estrela :Kaden Groves, Max Kanter, Danny van Poppel, Laurence Pithie, Caleb Ewan

Maglia Azzurra: os outsiders da festa?

Thibaut Pinot é o último vencedor da classificação da montanha na corsa rosa. Há muitos candidatos a suceder-lhe. Alguns estiveram perto no ano passado, como Einer Rubio e Davide Bais, enquanto outros, como Damiano Caruso e Thymen Arensman, têm mais argumentos para apontar para a maglia Azzurra do que para a classificação geral. E alguns, como Aurélien Paret-Peintre ou Jan Hirt, parecem ter vindo precisamente para isso. Dito isto, não esqueçamos que Tadej Pogacar, se realmente provar ser tão superior como parece, pode pôr toda a gente de acordo.

3 estrelas: Damiano Caruso, Jan Hirt

2 estrelas: Tadej Pogacar, Aurélien Paret-Peintre, Einer Rubio, Michael Storer

1 estrela: Davide Bais, Mattia Bais, Thymen Arensman, Simon Geschke

Camisola Branca: Tiberi na linha da frente

Sem Tadej Pogacar, que ultrapassou o limite de idade para a classificação dos jovens ciclistas, a ascensão de Antonio Tiberi à proeminência esta época tem sido impressionante. Já muito visível na Volta à Catalunha, provou o seu valor nas montanhas ao subir ao pódio na Volta aos Alpes. Em casa, os seus principais rivais serão Cian Uijtdebroeks, que alinhará pela primeira vez como líder da classificação geral, Luke Plapp, embora as altas montanhas possam pesar sobre ele, e Thymen Arensman, que terminou num convincente 6.º lugar no ano passado. Para os outros, será difícil deixar a sua marca, embora Florian Lipowitz esteja prestes a desabrochar.

3 estrelas: Antonio Tiberi

2 estrelas: Cian Uijtdebroeks, Luke Plaap, Thymen Arensman

1 estrela: Florian Lipowitz, Valentin Paret-Peintre

Classificação de equipa: favoritismo claro para INEOS-Grenadiers

Menos importante do que as outras, a classificação por equipas determina, no entanto, o valor das diferentes formações. E, neste sentido, a equipa britânica parece ser a mais bem equipada. Entre Thomas, Arensman, Tobias Foss e Magnus Sheffield, são quatro para três lugares e ninguém dispõe de tantos recursos. A Bahrain-Victorious será o outsider, com a dupla Tiberi-Caruso, enquanto a Team UAE Emirates de Tadej Pogacar não é obviamente de excluir, dependendo do esforço dos seus colegas de equipa para garantir a camisola rosa para o esloveno.

3 estrelas: INEOS-Granatieri

2 estrelas: Bahrain-Victorious, Team UAE Emirates

1 estrela: Team Decathlon AG2R La Mondiale, Movistar Team