A notícia é avançada pelo Sporza e pelo Het Laatste Nieuwsblad, na sequência de um vídeo que o campeão do mundo belga partilhou no YouTube em preparação para a corrida deste ano.
"É um pouco estranho estar aqui. Não diria que estou muito emocionado. Mas não é a sensação mais agradável de estar aqui, traz-me más recordações e muita dor. É bom encerrar esse capítulo. É por isso que estamos aqui. Para lhe dar um lugar e deixar tudo para trás", diz Evenepoel no vídeo.
Em 15 de agosto de 2020, o talentoso ciclista belga partiu a pélvis e danificou o pulmão direito na sequência de uma queda durante uma descida no Muro di Sormano. Evenepoel bateu numa vedação de pedra e caiu sobre uma ponte e numa ravina.
"A fratura pélvica foi a um milímetro dos meus nervos. Se tivesse tocado, teria passado o resto dos meus dias numa cadeira de rodas", disse Evenepoel mais tarde num documentário.
"É estranho, porque não sentia nada, mas não me conseguia mexer. É aí que sabes que algo está errado, mas não exatamento o quê", disse mais tarde ao L'Equipè numa entrevista em 2021.