Roglic vence primeira etapa da Volta ao País Vasco

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Roglic vence primeira etapa da Volta ao País Vasco
Roglic conseguiu o melhor tempo do dia no País Basco
Roglic conseguiu o melhor tempo do dia no País BascoProfimedia
O esloveno Primoz Roglic (34) venceu esta segunda-feira a primeira etapa da Volta ao País Basco, um contrarrelógio de 10 quilómetros em torno de Irun, batendo o belga Remco Evenepoel, atual campeão do mundo da disciplina.

O ciclista da Bora-Hansgrohe registou o melhor tempo do dia, 12 minutos e 34 segundos, apesar de um pequeno susto na última curva que lhe custou alguns segundos na chegada.

É a sua primeira vitória com a sua nova equipa, após a sua saída da Visma-Lease a bike. O pódio do dia foi completado pelo australiano Jay Vine (7 segundos atrás) e pelo dinamarquês Mattias Skjelmose (3º, 10 segundos atrás).

"Foi ótimo estar aqui de novo, as pernas estavam boas. Cometi um pequeno erro no final, quando falhei a linha de chegada. Quando estava a fazer o reconhecimento, ia sempre para a direita, por isso falhei a linha e tive de voltar para trás", explicou o esloveno à Eurosport.

Roglic, um dos favoritos da corrida, foi mais rápido do que os seus dois principais rivais, Remco Evenepoel (4.º) e Jonas Vingegaard (5.º), que terminaram, respetivamente, a 11 e 15 segundos do tricampeão da Vuelta a España.

Evenepoel perdeu tempo quando foi ao chão na primeira curva, mas recuperou rapidamente e minimizou as perdas.

"Cometi um erro um pouco estúpido, talvez tenha inclinado demasiado a bicicleta na curva e escorreguei. São coisas que acontecem nas estradas da cidade", disse Evenepoel.

O fenómeno belga espera uma corrida equilibrada "a partir de amanhã" (terça-feira), com"uma boa oportunidade para fazer a diferença" numa primeira etapa entre Irun e Cambo-les-Bains (França).

A maioria dos favoritos optou por partir na primeira hora da corrida, com receio da chuva que iria cair mais tarde na cidade de Guipúzcoa.

Com exceção de Tadej Pogacar, que continua a preparar-se para o Giro sozinho, Roglic, Vingegaard e outros candidatos à Volta a França vão correr nas estradas bascas até sábado.

É a primeira vez este ano que três dos quatro grandes candidatos à vitória da "Grande Boucle" se encontram.

Classificação da primeira etapa:

1. Primož Roglic (SLO/Bora) 12:34 (média: 50,0 km/h)

2. Jay Vine (AUS) 

3. Mattias Skjelmose (DEN) 

4. Remco Evenepoel (BEL)

5. Jonas Vingegaard (DEN) 

6. Kévin Vauquelin (FRA) 

7. Juan Ayuso (ESP)

8. Maximilian Schachmann (GER)

9. Ethan Hayter (GBR) 

10. Ion Izagirre (ESP)