Mais

La revanche: Tadej Pogacar relançou o Tour no dia em que Jonas Vingegaard chegou à amarela

Pogacar venceu a primeira chegada em alto deste Tour
Pogacar venceu a primeira chegada em alto deste TourAFP
Tadej Pogacar atacou a menos de três quilómetros do fim e deixou para trás Jonas Vingegaard, o novo líder da geral. O esloveno ganhou mais de vinte segundos ao rival. Rúben Guerreiro esteve na fuga do dia e terminou em quarto.

Desde o primeiro quilómetro, cerca de dez ciclistas entraram na fuga do dia, incluindo Julian Alaphilippe, Wout van Aert e Rúben Guerreiro. Depois formou-se um grupo de perseguição, que chegou à frente da corrida a 120 quilómetros do fim. Eram 20 e passaram juntos no topo da Côte de Capvern-les-Bains, na qual Neilson Powless assumiu a liderança.

Um pouco mais à frente, foi Bryan Coquard quem levou a melhor sobre os outros no sprint intermédio. Boas notícias para o francês na luta pela camisola verde. No topo do Col d'Aspin, repetiu-se Powless, que conquistou os dez pontos e praticamente recuperou a camisola das bolinhas.

Hindley destronado

Com o início da subida do Tourmalet, a pouco mais de 50 quilómetros do fim, o pelotão desfez-se e vários ciclistas ficaram pelo caminho. Foi o caso de Julian Alaphilippe na frente, dois quilómetros mais tarde, mas também de Jay Hindley no pelotão, perdendo a camisola amarela no final do dia.

Acima de tudo, a Jumbo e, claro, Jonas Vingegaard, fizeram uma grande aceleração e o dinamarquês tentou separar-se de Tadej Pogacar, mas o esloveno não cedeu, ao contrário de quarta-feira. Ao quilómetro 98, Tobias Halland Johannessen assumiu a liderança no topo do Tourmalet, seguido de Rúben Guerreiro e James Shaw.

Na descida, Vingegaard, Pogacar, Van Aert e Powless reagruparam-se e tentaram alcançar o grupo da frente, formado por Guerreiro, Johannessen, Kwiatkowski e Shaw. Conseguiram-no quando faltavam 26 quilómetros para o final. Van Aert impôs imediatamente um ritmo forte e a diferença para o grupo do camisola amarela estava quase em três minutos.

Pogacar contra Vingegaard

A cinco quilómetros do fim, Van Aert acelerou e o grupo da frente deixou cair Powless. Depois, Vingegaard atacou e apenas o rival esloveno o seguiu, para além de Kwiatkowski que fez o que pôde durante algumas centenas de metros. Agora era certo que a vitória seria decidida entre os dois favoritos.

Pogacar atacou a 2.700 metros do alto e Vingegaard não conseguiu acompanhar! O camisola branca ganhou imediatamente alguns segundos de vantagem e fez a diferença. O fosso aumentou até ao fim e Tadej Pogacar alcançou a primeira vitória nesta Volta a França, a sua 10.ª na Grande Boucle. Feita a vénia, o ciclista da Emirates reacendeu o suspense no final da 6.ª etapa, que viu Rúben Guerreiro terminar em 4.º no dia do seu 29.º aniversário.