Pello Bilbao dedica a vitória ao seu falecido companheiro de equipa Gino Maeder

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pello Bilbao dedica a vitória ao seu falecido companheiro de equipa Gino Maeder

Pello Bilbao, no pódio, a festejar a vitória na etapa
Pello Bilbao, no pódio, a festejar a vitória na etapaAFP
A vitória de Pello Bilbao teve uma dedicatória especial. Um companheiro de equipa que não poderá festejar com ele e com o resto da equipa porque faleceu há algumas semanas durante a Volta à Suíça, Gino Maeder. "Uma vitória especial, para Gino", disse o ciclista espanhol depois de vencer a décima etapa da Volta a França.

No seu capacete está a hashtag #rideforGino, que significa "pedalamos pelo Gino". E foi isso que fez até ao fim, pedalando com força para chegar em primeiro à meta em Issoire.

"Tínhamos uma motivação especial para ganhar, ele não ia parar. E aqui está. Tive dificuldade em controlar a situação e, no final, foi um dia em cheio. Só estava a pensar em ganhar esta etapa, não quero saber da geral", comentou após a sua vitória, que põe fim a uma série de 100 etapas sem que um espanhol ganhe.

O capacete de Pello Bilbao com a frase #rideforGino
O capacete de Pello Bilbao com a frase #rideforGinoAFP

Mas o que moveu Pello não foi isso, mas sim o facto de ter conseguido a vitória. "Sabíamos que tínhamos de ter dois ciclistas e tentámos ir sempre em força. A Jumbo teve de deixar passar um grupo e quando o fez foi a minha oportunidade. A diferença começou a aumentar e Neilands era o mais forte, mas gastou muita energia no seu ataque. Trabalhámos juntos e, a três quilómetros do fim, eu sabia que era o mais forte. Tive sangue-frio para acompanhar os ataques e para me poder mexer. Cruzei a linha e dei tudo por tudo", disse um Bilbao ainda cansado.

Pello Bilbao, a cruzar a meta como vencedor
Pello Bilbao, a cruzar a meta como vencedorAFP

E enquanto contava a história, a felicidade, a emoção pelo que tinha conseguido e pelo que tinha sofrido. Vitória para Gino.