Volta a França 2023: Bilbau está a preparar-se para a épica corrida até Paris

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Volta a França 2023: Bilbau está a preparar-se para a épica corrida até Paris
Bilbau está a vibrar com a chegada da Volta a França
Bilbau está a vibrar com a chegada da Volta a FrançaAFP
A Volta a França em bicicleta, com a sua vasta caravana de equipas, meios de comunicação social, publicidade e segurança, era visível em toda a cidade espanhola de Bilbau na quinta-feira, com os ciclistas prontos a embarcar na épica corrida de 21 dias até Paris.

As 22 equipas, num total de 176 ciclistas, vão desfilar num pequeno circuito no centro da cidade, que começa em frente ao museu Guggenheim, o marco do porto atlântico, ainda esta quinta-feira.

Um ano depois de uma bem sucedida Grande Partida de três dias em Copenhaga e na Dinamarca, a Volta a França vai passar três dias no País Basco espanhol. As colinas verdejantes da região deverão proporcionar um início emocionante, com a etapa 1 a ser uma corrida constantemente ondulante de 182 km de Bilbau e regresso.

"Este tipo de partida, aqui no País Basco, significa que os concorrentes que estão a tentar ganhar a corrida não podem relaxar", disse o francês Julian Alaphilippe, um dos ciclistas com espírito de ataque que se espera que tente ganhar a etapa 1 no sábado: "Têm de estar prontos desde o primeiro dia."

Bilbau está enfeitada com imagens do Tour nas laterais dos autocarros e nas estações de metro, mas isso não é nada comparado com o que se espera ao longo das estradas do percurso numa das zonas centrais do ciclismo de estrada.

O diretor da Volta, Christian Prudhomme, descreveu a região como "a camisola amarela dos espectadores".

O ciclista local Mikel Landa, da equipa Bahrain Victorious, que cresceu a falar a língua basca, sorriu de orgulho quando lhe perguntaram como se sentia antes da corrida.

"Somos sete (ciclistas) da região, o entusiasmo e a paixão pelo ciclismo do povo basco são enormes", disse Landa, que terminou em quarto lugar no Tour de 2021 e espera-se que volte a desafiar pelo pódio este ano.

O seu colega de equipa, Pello Bilbao, da cidade basca de Guernica, disse que ele, Landa e os outros seis ciclistas da Bahrain Victorious farão o seu melhor para homenagear Gino Mader, que morreu aos 26 anos após uma queda na Volta à Suíça no início deste mês: "Todos os dias vamos pedalar em memória de Gino."

A Volta também passa pela cidade costeira vizinha de San Sebastian, que acolheu a Grande Partida da Volta de 1992.

A terceira etapa começa em Amorebieta-Etxano e leva o pelotão para longe do País Basco espanhol, atravessando a fronteira com França até Baiona, num percurso plano de 185 km.