Ciclismo: Volta a Andalucía será retomada na sexta-feira com um contrarrelógio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ciclismo: Volta a Andalucía será retomada na sexta-feira com um contrarrelógio
Reunião dos organizadores da Vuelta Ciclista a Andalucía na quarta-feira
Reunião dos organizadores da Vuelta Ciclista a Andalucía na quarta-feiraVuelta a Andalucía
A Ruta del Sol foi reduzida a três etapas, de sexta-feira a domingo, e com um novo itinerário, depois de não ter sido possível dispor de membros das forças de segurança necessários para assegurar a estrada numa corrida como esta.

De recordar que a primeira etapa deveria ter acontecido esta quarta-feira, mas não foi possível realizá-la devido aos protestos dos agricultores. Os ciclistas portugueses Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro participam pela Movistar.

Após a reunião entre os organizadores, o júri técnico e os diretores de equipa, as etapas da ronda andaluza são as seguintes:

Sexta-feira, 16 de fevereiro, contrarrelógio em Alcaudete (Jaén). No sábado, 17, Lucena - Lucena Alto de Nuestra Señora de Araceli, em Córdoba. E, enquanto se aguardam notícias sobre a evolução dos protestos, será decidido o percurso da última etapa, no domingo, 18 de fevereiro.

Inicialmente, estava prevista uma etapa na quinta-feira com um circuito em Vélez-Málaga, mas o protocolo de segurança local na cidade de Málaga exigia um plano com pelo menos 48 horas de antecedência, o que impossibilitou a opção de uma etapa.

A etapa de sexta-feira em Alcaudete será uma corrida contrarrelógio num circuito de cinco quilómetros na cidade de Jaén. No dia seguinte, a corrida terá lugar num circuito na cidade de Lucena. Serão 100 quilómetros com um desnível acumulado de 2.000 metros e uma subida ao Santuário de Nuestra Señora de Araceli.

Este final espetacular testemunhou a vitória de Alejandro Valverde em 2012, em 2003 de Javier Pascual Llorente e em 1998 de Marcelino García. O circuito urbano de Lucena será em direção oposta à prevista no itinerário inicial, mas com o duro final no Santuário da Virgem de Araceli.

A última etapa, entre as localidades de Benahavís (Málaga) e La Linea de la Concepción (Cádis), deverá ser cumprida como previsto no itinerário, embora exista uma opção B para o caso de não ser possível cumprir as medidas máximas de segurança exigidas para uma prova desta categoria.